Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
Viral

Vídeo de rompimento de barragem em Belo Monte é falso

quinta-feira, 14/02/2019, 11:00 - Atualizado em 14/02/2019, 14:10 - Autor:


Nos últimos dias começou a circular nas redes sociais um vídeo que mostra o início do que seria o rompimento de uma barragem nas obras da Usina de Belo Monte, em Altamira, sudoeste do Pará. O vídeo, no entanto, é de julho de 2015, na Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia.


Na época, houve apenas um pequeno vazamento em muro da usina. Há outras versões do vídeo, tratando o mesmo como se fosse de outros locais do país.


Assista:


 




RESPOSTA


Em nota, a Norte Energia informou que as estruturas da Usina Hidrelétrica Belo Monte estão rigorosamente em dia com os monitoramentos que atestam a segurança, de acordo com os parâmetros da legislação federal 12.334, que dispõe sobre a segurança de barragens no país.


Ainda de acordo com a empresa, ela cumpre informar que o monitoramento das estruturas é uma das medidas preventivas contempladas no Plano de Segurança de Barragens, e consiste em 1.976 instrumentos, de 12 diferentes tipos, que avaliam periodicamente o desempenho das estruturas de concreto (Tomada d’Água, Vertedouro e duas Casas de Força), dos 28 diques que conformam o Reservatório Intermediário e das barragens de Pimental e Belo Monte.


Além dos instrumentos, o monitoramento também é feito em campo, em constantes inspeções semanais a cada uma das estruturas. No caso dos diques, por exemplo, são utilizadas sete listas de verificação, onde são criteriosamente avaliados diversos itens de segurança, o que possibilita ter visão da atual condição de cada estrutura.


(Com informações da assessoria)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS