plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VIRAL

Cachorrinha com tumor ganha crânio em 3D

A história de uma cadelinha que ganhou um crânio impresso em 3D após ter perdido parte da cabeça devido a um tumor, está comovendo milhões de pessoas pelo planeta. Patches passou por procedimento onde os veterinários da Universidade de Guelph, em Ontário

A história de uma cadelinha que ganhou um crânio impresso em 3D após ter perdido parte da cabeça devido a um tumor, está comovendo milhões de pessoas pelo planeta.

Patches passou por procedimento onde os veterinários da Universidade de Guelph, em Ontário, no Canadá, conseguiram fazer uma operação mais rápida e segura. A medicina ainda está se aprofundando na tecnologia 3D, mas em breve procedimento como o de Patches poderão acontecer em humanos.

Primeiro, eles mapearam a localização e o tamanho do tumor, e depois chamaram um engenheiro, que criou um modelo 3D do crânio de titânio do salsicha.

“Fui capaz de fazer a cirurgia antes mesmo de entrar na sala cirúrgica”, disse em comunicado Michelle Oblak, oncologista do Colégio Veterinário de Guelph.

De acordo com ela, era preciso substituir 70% do topo do crânio do animal, o que deixaria grande parte de seu cérebro desprotegido durante a operação.

Então, a equipe construiu uma placa craniana para substituir a parte do crânio que foi removida durante a cirurgia.

O procedimento durou menos de cinco horas e o cachorro estava “alerta e olhando para os lados” 30 minutos depois.

Humanos

O tumor osteocondrossarcoma multilobular começou a crescer na cabeça da cachorrinha, aos nove anos de idade.

A enfermidade era muito grave porque o tumor esmagava parte do cérebro e afetava a órbita ocular do cão.

Uma operação comum para a retirada do tumor seria perigosa, já que o animal não poderia ficar muito tempo anestesiado.

Por isso, veterinários desenvolveram esse novo procedimento que garantiu a rápida recuperação do cachorro – e especialistas acreditam que em breve poderá ser aplicado em humanos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Viral

Leia mais notícias de Viral. Clique aqui!

Últimas Notícias