plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

15 Marcas e produtos conhecidos que surgiram por causa das guerras

Talvez você não saiba, mas muitos dos produtos e marcas que você conhece hoje surgiram no meio de tiros, porradas e bombas. Isso mesmo, as guerras inspiraram o surgimento de muitos deles, enquanto outros literalmente surgiram para suprir uma ne

Talvez você não saiba, mas muitos dos produtos e marcas que você conhece hoje surgiram no meio de tiros, porradas e bombas. Isso mesmo, as guerras inspiraram o surgimento de muitos deles, enquanto outros literalmente surgiram para suprir uma necessidade gerada pelos tempos de guerra.

Hoje, adaptadas para atender as necessidades do cotidiano, não imaginamos a história que existe por trás dessas coisas tão comuns, onde muitas começaram há décadas destinadas ao setor militar.

1 – M&M’s

A receita do M&M’s foi inventada pela Mars durante a Guerra Civil Espanhola, quando Forrest Mars viu soldados comendo pedaços de chocolate cobertos com uma casquinha de açúcar. Ele percebeu que a casca que cobria o chocolate o impedia de derreter no sol.

marcas-inicio-guerra-mundial-1

2 – Ray-Ban

Os óculos de sol mais conhecidos da marca, do modelo Aviator, foram desenvolvidos a pedido dos soldados da Força Aérea americana. O protótipo original foi criado em 1936 e tinha lentes verdes, com a finalidade de reduzir as náuseas e dores de cabeça sentidas pelos pilotos que estavam voando em grandes altitudes.

marcas-inicio-guerra-mundial-2

3 – Jeep

A produção de Jeeps começou em 1941, para serem usados na Segunda Guerra Mundial. O modelo Willys MB se tornou o mais usado pelo exército americano.

marcas-inicio-guerra-mundial-3

4 – Super Cola

A super cola foi acidentalmente descoberta em 1942, quando um grupo de cientistas procurava um material plástico para fazer armas de guerra. Eles se depararam com um material que grudava eficientemente em qualquer coisa, mas ignoraram a cola justamente por ter alto poder de fixação. Ela foi redescoberta em 1951 e passou a ser comercializada em 1958.

marcas-inicio-guerra-mundial-4

5 – Vodafone

A empresa de telefonia que conhecemos hoje começou nos anos 80, como uma subsidiária da Racal Eletronics – na época, a maior produtora britânica de rádio para fins militares e a terceira maior companhia de eletrônicos do Reino Unido.

marcas-inicio-guerra-mundial-5

6 – Aquascutum

A marca de luxo britânica foi fundada em 1851 e fabricava casacos de chuva, que foram usados durante a Guerra da Crimeia pelos soldados britânicos. Décadas depois, o casaco se tornou um clássico da moda, depois que Winston Churchill foi visto usando um.

marcas-inicio-guerra-mundial-7

7 – Victorinox

A célebre empresa suíça de materiais de cutelaria em inox, famosa por seus canivetes, surgiu 1864 e fornecia materiais para o exército suíço.

marcas-inicio-guerra-mundial-8

8 – Fanta

A fanta foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, devido a um embargo comercial, onde o xarope de Coca-cola não chegava na Alemanha nazista. Assim, os alemães criaram um refrigerante com o que o pais oferecia, utilizando então bagaço de frutas cítricas. Na época, a venda era restrita na Alemanha, e só em 1955 a Coca lançou o refrigerante para o mundo.

marcas-inicio-guerra-mundial-9

9 – Banana Republic

Fundada por um casal em 1978, a loja vendia peças fabricadas a partir de roupas militares vintage e roupas para safari. Essa é a primeira loja da marca, em Mill Valey, Califórnia.

marcas-inicio-guerra-mundial-10

10 – Silly Putty

A massinha de modelar também foi criada por acidente, durante a Segunda Guerra Mundial. Um engenheiro americano trabalhava na criação de uma borracha sintética – uma vez que a natural era artigo racionado e caro durante o período da guerra. O governo não utilizou a descoberta, até que alguém resolveu vendê-la como brinquedo a um dólar.

marcas-inicio-guerra-mundial-x

11 – Adidas e Puma

Os fundadores das duas marcas são os irmãos Adi e Rudolf, que antes de fundarem a Adidas e a Puma, eram parceiros nos anos de 1920 na companhia Dassler Brothers Sport Shoe. Mas, depois de alguns problemas, os irmãos vieram a se desentender. O estopim foi quando, durante um bombardeio na Alemanha no decorrer da Segunda Guerra, Adi e sua mulher estavam entrando em um abrigo anti-ataque aéreo quando ele disse “Esses bastardos imundos estão de volta”. Rudolf estava lá com sua mulher e achou que o comentário de Adi era direcionado a ele. Em 1945, Adi fundou a Adidas, e Rudi, a Puma.

marcas-inicio-guerra-mundial-12

12 – Fita Prata

A fita adesiva, criada pela Jonhson & Johnson durante a Segunda Guerra Mundial, surgiu da necessidade de uma fita forte, flexível e à prova d’água para reparar armas e equipamentos dos soldados em batalha.

marcas-inicio-guerra-mundial-13

13 – Motorola

Muito antes dos celulares, a marca começou como Galvin Manufacturing Corporation e fabricava baterias. Com a guerra, em 1940, a empresa criou o rádio portátil para comunicação nos campos de batalha.

marcas-inicio-guerra-mundial-14

14 – Hugo Boss

A grife de luxo mais respeitada do mundo começou seus trabalhos sendo o fornecedor oficial de uniformes nazistas. Criou uniformes para o Partido Nacional Socialista, da juventude hitlerista, para o exército e para o grupo paramilitar nazista.

marcas-inicio-guerra-mundial-15

15 – Volkswagen Beetle

O engenheiro Ferdinand Porsche criou o Volkswagen Beetle, conhecido como Fusca, a pedido de Adolf Hitler em 1938, que queria um carro popular que pudesse ser vendido na Alemanha a um preço acessível, devido a inauguração de sua extensa rede rodoviária alemã.

marcas-inicio-guerra-mundial-11

Fonte: Business Insider / Dica da leitora: Relva P. Dias

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias