plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

10 Mitos de filmes que podem te fazer muito mal se você acreditar

Atrás das telas tudo parece fantástico, e os super-heróis dos filmes sempre sobrevivem nas situações mais extremas. Mas a realidade é bem diferente do que estamos acostumados a ver em filmes, e muitas coisas que vemos no cinema você não deve fa

Atrás das telas tudo parece fantástico, e os super-heróis dos filmes sempre sobrevivem nas situações mais extremas. Mas a realidade é bem diferente do que estamos acostumados a ver em filmes, e muitas coisas que vemos no cinema você não deve fazer se quiser sobreviver.

Mito nº 1: Você pode jogar uma granada e isso não fará barulho

Na realidade, depois de ativar uma granada, um pino de disparo faz um som. É por isso que é realmente importante jogar a granada logo após ativá-la – não apenas por causa da explosão, mas por causa do pino – ela pode até machucar gravemente o seu braço. Nem um único filme de ação mostra esse aspecto e é exatamente o que retarda a explosão real em 3 a 4 segundos.

Mito nº 2: Você pode comer peixe cru que acabou de pegar. As pessoas comem sushi o tempo todo

A única coisa que os filmes não mostram é um distúrbio de digestão potencial causado por bactérias e microorganismos. Como não há kit de primeiros socorros ou ambulância na natureza, não corra o riscos – cozinhe qualquer peixe antes de comer. O mesmo vale para o sangue cru dos animais.

Mito nº 3 – Uma caverna é o lugar perfeito para iniciar um incêndio

Isso pode ser bastante perigoso, e os filmes não mostram. O fogo e a alta temperatura aquecerão as rochas. Essas rochas se expandirão quando expostas ao calor. E isso pode fazer com que as pedras caiam na cabeça das pessoas. O único lugar onde você deve começar um incêndio é em um espaço aberto.

Mito nº 4: Se você está perdido, você deve descer o rio e, mais cedo ou mais tarde, você encontrará pessoas

As pessoas realmente costumam ficar perto dos rios porque precisam de água, mas pode levar semanas até você encontrar algum assentamento (basta olhar para um mapa da Sibéria e do Extremo Oriente). E você também precisa ter certeza de que está quente e seguro. É por isso que a primeira regra é: se você se perder, fique onde está. Este é o ponto que a equipe de resgate irá procurar primeiro.

Mito nº 5: Assistir a um programa de TV sobre sobrevivência em situações extremas preparará você para uma situação real

Seria muita ingenuidade pensar assim. Os programas de TV são feitos por uma equipe de dezenas de pessoas que nunca aparecem nas câmeras. Inclusive, equipes de resgate prontas para ajudar a qualquer momento. E também há diretores e editores que estão sempre prontos para editar o filme e fazer tudo parecer bonito depois do tiroteio. Mas, na realidade, tudo é muito diferente.

Mito nº 6: Você pode usar um torniquete para salvar um membro

Na verdade você não pode. Você acabará fazendo um nó tão apertado que o tecido não terá circulação sanguínea e o membro terá que ser amputado. Além disso, também pode levar a um ataque cardíaco em alguns casos. Tente parar o sangramento ficando com o corpo na posição adequada e pressionando o vaso no ponto ferido. Um torniquete é usado apenas quando a hemorragia é muito rápida e é uma questão de salvar a vida da pessoa e não o seu membro.

Mito nº 7: Água fervida é 100% segura para beber

Fervura só mata germes e bactérias, mas não faz a água ficar livre de elementos nocivos. Por exemplo, não importa quanto tempo você ferva água barrenta – nunca será seguro beber. Então, antes de fervê-la, filtre a água através de um pedaço limpo de tecido e deixe descansar até que a sujeira assente no fundo.

Mito nº 8: Roupas molhadas são melhores do que ficar sem roupas

Nem sempre. Por exemplo, se a temperatura do ar estiver abaixo de zero e você estiver usando roupas molhadas, elas vão esfriar você. Demora muito tempo e energia para aquecer a água. O corpo acabará desperdiçando sua energia para aquecer a água nas roupas molhadas, em vez de aquecer seus próprios órgãos internos.

Mito nº 9: A primeira coisa que você precisa fazer no deserto é encontrar uma fonte de água

Isso não é verdade. Primeiramente, você precisa encontrar sombra e esperar até a noite, em vez de desperdiçar as reservas de água em seu próprio corpo. Tente encontrar uma grande pedra e sente-se à sua sombra. Fique longe do chão quente – é melhor sentar sob uma árvore ou colocar algo embaixo de você. Depois você pode sair para encontrar água.

Mito nº 10: Você deve economizar um pouco de água para mais tarde

Se você estiver com sede, deve se acalmar, sentar-se à sombra e beber água. Quando você está exposto à luz solar e suprime a necessidade de beber água, você pode ter uma insolação e perder a consciência. E, ironicamente, você ainda terá um pouco de água com você, mas não poderá bebê-la.

Fonte: Bright Side

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias