plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

15 Museus famosos por suas arquiteturas bastante incomuns

Museus são locais cheios de história e coisas inspiradoras, como as obras de arte expostas em seu interior ou artefatos arqueológicos, por exemplo. Mas, alguns museus atraem a atenção de seus visitantes sem que eles precisem entrar e admirar as

Museus são locais cheios de história e coisas inspiradoras, como as obras de arte expostas em seu interior ou artefatos arqueológicos, por exemplo.

Mas, alguns museus atraem a atenção de seus visitantes sem que eles precisem entrar e admirar as exposições. A arquitetura dos prédios são tão admiráveis e excêntricas que encantam qualquer um!

1 – Museu de Arte de Denver, por Studio Libeskind

Inaugurado em 1893, esse museu de aparência excêntrica localizado nos Estados Unidos, é uma verdadeira obra prima da arquitetura. É composto por dois prédios, sendo que um deles é coberto por mais de um milhão de azulejos reluzentes.

museus-famosos-pela-arquitetura-1

museus-famosos-pela-arquitetura-1-2

museus-famosos-pela-arquitetura-1-3

2 – Museu Real de Ontário, por Studio Libeskind

Localizado em Toronto, Canadá, o Museu Real começou a ser construído em abril de 1912, sendo inaugurado em 1914. Contém uma enorme coleção de objetos, como antiguidades, arqueologia e zoologia, sendo o maior museu do Canadá e um dos 10 maiores museus do mundo.

museus-famosos-pela-arquitetura-2

museus-famosos-pela-arquitetura-2-3

3 – Pirâmide do Louvre, por I. M. Pei

A Pirâmide do Louvre serve de entrada principal para o Museu do Louvre, em Paris. Foi projetada pelo arquiteto I. M. Pei, e hoje é um dos pontos turísticos mais conhecidos da França.

museus-famosos-pela-arquitetura-3

4 – Galeria de Arte de Vancouver, por Herzog & de Meuron

Com uma fachada que se parece muito com caixas de madeiras ou livros empilhados, essa galeria de arte possui sete andares, com espaço para exposições, teatro, biblioteca e diversos terraços abertos para o lazer.

museus-famosos-pela-arquitetura-4

museus-famosos-pela-arquitetura-4-2

5 – Museu de Montanha Messner, por Zaha Hadid

Localizado na Itália, esse museu está incor­po­rado ao Monte Kronplatz, 2,275 metros acima do nível do mar. Com seu visual futurista, foi projetado com a ajuda do italiano Reinhold Messner, um dos mais famosos montanhistas do mundo, conhecido por ser o primeiro a escalar o monte Everest sem um tanque de oxigênio.

museus-famosos-pela-arquitetura-5

museus-famosos-pela-arquitetura-5-2

museus-famosos-pela-arquitetura-5-3

museus-famosos-pela-arquitetura-5-4

6 – Museu Hanoi, por GMP Architekten

Esse Museu localizado no Vietnã, foi projetado pelo estúdio alemão GMP Architects em formato de pirâmide invertida,

museus-famosos-pela-arquitetura-6

museus-famosos-pela-arquitetura-6-2

7 – Guggenheim, por Frank Gehry

Sendo considerado tão clássico quanto o Louvre, este museu localizado em Bilbao, Espanha, é uma fusão de formas e materiais complexos e incomuns. Possui arquitetura abstrata, mas lembra uma flor sobre um barco de lado. Foi projetado para captar a luz solar e possui proteção contra o tempo.

museus-famosos-pela-arquitetura-7

museus-famosos-pela-arquitetura-7-2

museus-famosos-pela-arquitetura-7-3

8 – O Quadracci Pavilion, por Santiago Calatrava

O pavilhão é um complemento para o Museu de Arte de Milwaukee e está localizado às margens do lago Michigan. O edifício é construído em aço e concreto branco e assemelha-se a um grande navio abstrato. Sua característica mais notável é a tela de sol enorme parecido com um par de asas. A tela é feita de aço e abre e fecha duas vezes por dia.

museus-famosos-pela-arquitetura-8

museus-famosos-pela-arquitetura-8-2

9 – Museu de História Quijing, por Atelier Alter e Hordor Design Group

Apresentando linhas geométricas fortes, o teto do museu assemelha-se a uma escada de cabeça para baixo. Abriga uma coleção expansiva de artefatos históricos e os arquitetos usaram isso como inspiração para o projeto, tentando ligar o edifício em si para os objetos exibidos no seu interior. A forma do telhado é espelhada pela paisagem abaixo dela.

museus-famosos-pela-arquitetura-9

museus-famosos-pela-arquitetura-9-2

museus-famosos-pela-arquitetura-9-3

10 – Museu Soumaya, por FR-EE

Localizado no Distrito Federal do México, o Museu Soumaya é uma estrutura de 150 pés de altura com uma forma distinta e abstrata. Sua forte presença é enfatizada pelos 16 000 azulejos hexagonais de aço espelhado que cobrem sua pele exterior. A fim de obter a forma escultural, os arquitetos usaram 28 colunas de aço curvas de várias dimensões e formas que foram integrados à carapaça do edifício.

museus-famosos-pela-arquitetura-10

museus-famosos-pela-arquitetura-10-2

museus-famosos-pela-arquitetura-10-3

11 – A nova entrada do Museu Van Gogh, por Hans van Heeswijk Architects

O novo hall de entrada, terminado este ano, é construído em vidro e é melhor organizado, a fim de lidar com todos os visitantes e oferecer-lhes uma recepção calorosa. Esta é atualmente a maior estrutura de vidro da Holanda.

museus-famosos-pela-arquitetura-11

museus-famosos-pela-arquitetura-11-2

museus-famosos-pela-arquitetura-11-3

12 – Museu Broad, por Diller Scofidio + Renfro

Localizado no centro de Los Angeles, o edifício dispõe de dois andares de galeria e vai oferecer aos seus visitantes estações de carregamento para veículos elétricos, lugares de estacionamento para bicicletas e uma série de outras funcionalidades concebidas para torná-lo sustentável e eco-friendly.

museus-famosos-pela-arquitetura-12

museus-famosos-pela-arquitetura-12-2

13 –  Museu MAS, por Neutelings Riedijk

O Museum aan de Stroom, ou “museu no rio”, tem a forma de uma torre de arenito e vidro, apresentando uma pele vermelha oxidada. A idéia por trás do projeto é destacar a história da cidade. Os painéis de pedra pesados são compensadas pela fachada de vidro ondulado e os dois elementos se complementam muito bem.

museus-famosos-pela-arquitetura-13

museus-famosos-pela-arquitetura-13-2

museus-famosos-pela-arquitetura-13-3

14 – Museu da Revolução de 1911, por CADI

Localizado em Hubei, China, foi concebido para celebrar os 100 anos da Revolução de 1911, em Wuchang. É composto por um hall de entrada e um total de seis salas de exposições. A forma triangular do museu é um símbolo de progressão e inspira uma atitude positiva.

museus-famosos-pela-arquitetura-14

museus-famosos-pela-arquitetura-14-2

museus-famosos-pela-arquitetura-14-3

15 – Museu Colinas Científicas de Komatsu, Mari Ito

Localizado num local onde antes era uma fábrica, a construção é definida por elementos, tais como um telhado curvo e uma estrutura de domo. A idéia por trás do projeto foi reunir paisagem e arquitetura, criando um edifício que também pode servir como um parque público. Quatro estruturas onduladas enquadram uma série de pátios e gramados no último piso, permitindo que os visitantes possam admirar as exposições a partir de uma variedade de ângulos.

museus-famosos-pela-arquitetura-15

Fonte: Homedit

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias