plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Em 2019, 1 kg deixará de ser 1 kg. Entenda!

A partir de 2019, algumas unidades de medidas básicas deixarão de ser o que eram antes. Elas foram redefinidas na última sexta-feira (16), em Paris, pela Conferência Geral sobre Pesos e Medidas (CGPM). É a maior revisão do Sistema Internacional de Unidade

A partir de 2019, algumas unidades de medidas básicas deixarão de ser o que eram antes. Elas foram redefinidas na última sexta-feira (16), em Paris, pela Conferência Geral sobre Pesos e Medidas (CGPM). É a maior revisão do Sistema Internacional de Unidades (SI), desde sua criação, em 1960.

O objetivo da mudança é relacionar as unidades a constantes fundamentais e não arbitrarias.

Entre as unidades que sofrerão a redefinição, está o famoso quilograma (Kg).

Atualmente, o “quilo” é definido por uma massa de um cilindro de 4 centímetros de platina e irídio fabricado em Londres. A peça está guardada pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) em um cofre na França, desde 1889.

Porém, esse quilo original já perdeu cerca de 50 microgramas. Isso ocorre porque, durante mais de 100 anos, o objeto foi perdendo átomos ou absorvendo moléculas do ar, o que influencia no seu peso.

Como todas as balanças do mundo são graduadas de acordo com esse quilo original, acabam gerando dados incorretos.

As diferenças são imperceptíveis para a vida cotidiana, mas são de exímia importância em cálculos científicos que exigem extrema precisão.

A nova unidade será medida através de uma balança chamada Kibble, que permite comparar energia mecânica (peso, por exemplo) com a eletromagnética.

O sistema funciona como um imã eletromagnético, que tem seu poder de atração definido por correntes elétricas. A força que o imã exerce está ligada diretamente ao peso do objeto que está conectado a ele.

A quantidade de energia elétrica necessária para neutralizar a força do objeto definirá a nova unidade de peso.

Entre as outras unidades que serão redefinidas, junto ao quilograma, são o kelvin, ampere e mol.

As novas medidas entrarão em vigor a partir de maio de 2019.

(Com informações de UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias