Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


23°
R$

Tuédoidé? / Curiosidades

Curiosidades

Redes Sociais potencializam depressão e solidão, afirma estudo

segunda-feira, 12/11/2018, 23:23 - Atualizado em 12/11/2018, 23:55 - Autor:


Mesmo as redes sociais dando a impressão de que estamos conectados com diversas pessoas, quando voltamos para a realidade, percebemos que, na verdade, não estamos cercados de tanta gente. 


É o que diz um estudo publicado no periódico Social and Clinical Psychology, que esta sensação pode potencializar a depressão e a solidão. 


Os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia coletaram dados do Facebook, Snapchat e Instagram para comprovar que o uso das redes sociais hoje em dia, pode causar danos ao bem-estar. Segundo o estudo, isso faz com que achemos que a vida das pessoas que estão ao nosso redor, são melhor que a nossa. 


O ESTUDO


Foram selecionados 143 participantes para o experimento, onde eles responderam a um questionário sobre seus sentimentos de bem-estar antes do início do estudo. 


Com isso, alguns deles, foram colocados aleatoriamente, em um grupo experimental, onde precisavam usar as redes sociais. Outros participantes foram colocados em um grupo experimental que poderiam usar as redes sociais por apenas dez minutos diariamente. 


Após três semanas, os pesquisadores analisaram que os níveis de medo, ansiedade, depressão e solidão dos participantes. De acordo com Courtney Lipson, autora do estudo, quem reduziu as redes sociais, sofreu uma queda nos níveis de depressão e solidão. Efeito principalmente sentido por quem participou do grupo. 


"A ideia não é que você pare de usar as redes sociais, mas sim, que você reduza o tempo que gasta nelas", disse a pesquisadora. Para a estudiosa, quando não gastamos tempo em sites como o Facebook, nos concentramos em fazer coisas que nos deixem mais felizes com a vida.


(Com informações do Terra)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS