Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


25°
R$

Tuédoidé? / Curiosidades

Curiosidades

Sabia por que conhecer o sinal feito por Xuxa é importante neste dia 26

quarta-feira, 26/09/2018, 18:18 - Atualizado em 26/09/2018, 18:30 - Autor:



Não poucas vezes a “Rainha dos Baixinhos”, Xuxa Meneghel, foi alvo de boatos sobre pactos com o Diabo e relações com satanismo. E, infelizmente, um dos “motivos” usados por defensores dessa versão é o fato de Xuxa fazer com as mãos o mesmo símbolo usado pelos roqueiros e pelos supostamente adoram o demônio. Mas a origem do gesto não tem nada de maligno.


O símbolo eternizado por Xuxa significa “Eu te amo” na Língua Brasileira de Sinais, Libras, e não tem nada a ver com Satanismo. Em uma entrevista recente, inclusive, concedida ao humorista Fábio Porchat, a apresentadora falou sobre as associações errôneas que foram feitas diversas vezes.


“Falar [sobre isso] tudo bem, me incomoda quando as pessoas acreditam. Diziam que os dois X do meu nome eram cruzes ao contrário. Ouvi meu disco ao contrário para ver se tinha alguma mensagem”, declarou Xuxa.


LIBRAS


A polêmica levantada é importante para lembrar sobre o desconhecimento de muitos brasileiros sobre a Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.


A Libras é baseada na língua de sinais francesa e é um dos conjuntos de gestos existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.


Cada país tem a sua própria estrutura de linguagem, que pode variar inclusive de região para região, dependendo da cultura do local e das expressões e regionalismos utilizados na linguagem comum.



DIA DO SURDO


Esclarecer sobre o assunto é ainda mais importante nesta quarta-feira (26), data em que comemoram o Dia Nacional do Surdo. Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,6 milhões de pessoas são surdos no Brasil.


A data faz alusão à criação da primeira escola de surdos no Brasil, em 26 de setembro de 1857, instalada no Rio de Janeiro por um professor francês.


No ano de 2000, foi criada a lei da inclusão nº 10.098 de 19 de dezembro. E o artigo 18 da Lei afirma que "o Poder Público implementará a formação de profissionais intérpretes de escrita em braile, linguagem de sinais e de guias-intérpretes, para facilitar qualquer tipo de comunicação direta à pessoa portadora de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.”


A partir de 2002, a “linguagem” - como era chamada a forma de comunicação entre os surdos - passou a ser uma língua e se chamar Libras, por meio da Lei nº 10.436 de 24 de abril.



(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS