plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Cidade 'afunda' rápido e pode desaparecer em 30 anos. Assista!

Jacarta, capital da Indonésia, está afundando mais depressa que qualquer outra do planeta e pode desaparecer em 30 anos, segundo especialistas. Atualmente vivem mais de 10 milhões de pessoas na região. As informações são da BBC. Além do grande volume de

Jacarta, capital da Indonésia, está afundando mais depressa que qualquer outra do planeta e pode desaparecer em 30 anos, segundo especialistas. Atualmente vivem mais de 10 milhões de pessoas na região. As informações são da BBC.

Além do grande volume de enchentes, a cidade literalmente está ficando submersa. Jacarta foi construída sobre um terreno pantanoso e é banhada pelo Mar de Java e cortada por 13 rios.

Segundo o pesquisador Heri Andreas, do Instituto de Tecnologia Bandung, que estuda há 20 anos o afundamento do solo de Jacarta, o norte já afundou 2,5 metros em 10 anos e continua “descendo” até 25 centímetros por ano, o que representa mais que o dobro da média global para megacidades costeiras.

Jacarta está afundando em média, de 1 a 15 centímetros por ano, ou seja, quase metade da capital indonésia está abaixo do nível do mar.

No distrito de Muara Baru, no norte do município, um prédio foi abandonado. O primeiro andar da construção foi alagado em decorrências das enchentes e como o terreno ao redor está mais alto, a água não tem para onde escoar.

Um morador próximo de um mercado de peixe diz que as calçadas do local “são como ondas, se curvam para cima e para baixo” e que “as pessoas podem tropeçar e cair”, pois o piso por onde os frequentadores passam está afundando e criando uma superfície irregular e instável.

Jacarta está afundando. (Foto: BBC/Reprodução)

Segundo pesquisadores, a dramática forma como Jacarta está afundando se deve, em parte, à extração excessiva de água subterrânea para ser consumida como água potável, para banho e para ser usada em outras tarefas cotidianas.

Para Heri Andreas o problema está no bombeamento de água dos aquíferos subterrâneos recorrido por moradores e indústrias. Segundo ele, quando a água subterrânea é bombeada, o terreno acima cede, levando ao afundamento do solo.

A situação é ainda pior garantir o direito de todos usarem “água subterrânea mais do que o permitido”, desde proprietários locais a operadores de shopping centers.

Jan Jaap Brinkman, especialista em hidrologia do Instituto Holandês de Pesquisa Deltares ressalta que a única saída seria proibir a extração de água subterrânea e recorrer a outras fontes, como água da chuva, dos rios e reservatórios feitos pelo homem.

Segundo o especialista, Jacarta precisa fazer isso até 2050 para evitar que a cidade afunde.

(Com informações da BBC Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias