plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

‘Vício’ em roer unhas acomete cerca de 30% da população mundial

Roer as unhas é um problema comum e o hábito, por alguns encarado como ‘vício’, acomete cerca de 30% da população mundial. Em geral, costumamos atribuir o ato à ansiedade, fome, frustração ou simplesmente ao tentar completar uma tarefa difícil. Recenteme

Roer as unhas é um problema comum e o hábito, por alguns encarado como ‘vício’, acomete cerca de 30% da população mundial. Em geral, costumamos atribuir o ato à ansiedade, fome, frustração ou simplesmente ao tentar completar uma tarefa difícil.

Recentemente foi publicado um estudo na revista especializada “Iranian Journal of Medical Sciences” que afirma que roer as unhas é um problema que não pode ser resolvido pela psiquiatria, psicologia, medicina e odontologia.


Foto: Spike55151/Visual Hunt

TRANSTORNOS

Além de afetar pessoas de qualquer idade, a ‘onicofagia’ (termo técnico) pode levar a problemas psicossociais e ter um impacto negativo na qualidade de vida, é o que afirma outro estudo de 2016.

A lista de problemas é extensa: o ‘roedor’ pode ter problemas ‘na unidade ungueal (da unha) e na cavidade oral’. Alguns pesquisadores acreditam que seja um problema tão difícil de ser tratado que é preciso um esforço multidisciplinar, envolvendo dermatologistas, pediatras e dentistas.

Só para se ter uma ideia, a própria Associação Americana de Psiquiatria incluiu a onicofagia na lista de transtornos obsessivos-compulsivos (TOC). É claro que nem todos os psiquiatras concordam; eles defendem que a conduta é motivada por ansiedade.

GENÉTICA

Alguns estudos vão além e afirmam que o que move a onicofagia não é a ansiedade, mas o perfeccionismo. Outros dizem que é um método relaxante encontrado por muitos, assim aliviando a irritação, tédio ou a insatisfação.

Mas há um estudo que afirma se tratar de uma predisposição genética, já que existem pesquisas que mostram que um um terço dos que roem as unhas têm familiares com o mesmo hábito e que é comum entre gêmeos.

TRATAMENTO

Deixar de roer as unhas pode ser difícil, mas existe um tratamento, apesar de ser muito difícil para os ‘praticantes’. Broncas dos pais e amigos, substâncias com sabores desagradáveis colocadas nos dedos, terapias ou dispositivos (como pulseiras) para corrigir vícios com uso de choques elétricos são algumas das alternativas utilizadas.

(Com informações da BBC)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias