plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

10 Curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a Polônia

A Polônia é um pequeno país da Europa, famoso pela religiosidade de seus habitantes, pela culinária, seus parques e paisagens incríveis. Se você pensa em visitar a Polônia um dia, conheça algumas curiosidades sobre o país que podem te surpreend

A Polônia é um pequeno país da Europa, famoso pela religiosidade de seus habitantes, pela culinária, seus parques e paisagens incríveis.

Se você pensa em visitar a Polônia um dia, conheça algumas curiosidades sobre o país que podem te surpreender.

1 – A religião é muito importante no país

A maioria dos poloneses são muito religiosos, e as igrejas católicas influenciam fortemente as vidas das pessoas que moram na Polônia. Por exemplo, com a ajuda da igreja católica, foi aprovada uma lei que proíbe o comércio aos domingos, e a partir de 2020 as lojas passarão a fechar nesse dia, exceto lojas menores. Além disso, é enorme a quantidade de templos católicos no país.

2 – Registro de casamento na própria igreja

O registro de casamento na Polônia pode ser feito no cartório ou em uma cerimônia de casamento na igreja. Se o casal escolher a segunda opção, não é necessário ir ao cartório. Os noivos podem assinar o contrato de casamento na própria igreja.

3 – Culinária aprimorada

A culinária polonesa é muito rica e nutritiva, e existem muitas delícias difíceis de recusar. Por exemplo, nas Montanhas Tatra costumam preparar um famoso guisado de carne de porco, e se você for à Silésia não esqueça de experimentar o Kartacze, que é semelhante a um ravioli com carne e recheio de cogumelos.

4 – É possível comprar sopas em máquinas de café.

Na Polônia, você pode comprar sopa de beterraba, por exemplo, em máquinas de café. Ela é servida com pequenas almôndegas, macarrão e grãos. Muitas vezes é consumida em copos. Uma sopa mundialmente conhecida é a Żurek, que é acompanhada de pedaços de linguiça de porco e pequenos pedaços de ovo cozido.

5 – É grande a preocupação com os animais

Os poloneses respeitam muito os animais. Muitas pessoas trabalham passeando com animais de estimação pelos parques. Perto do comércio, na época de calor, os lojistas costumam colocar tigelas com água para os animais. Catar as fezes de seus bichos na Polônia é obrigatório, caso contrário, o dono paga uma multa. Em Varsóvia há até um “mictório” para animais de estimação.

Encontrar animais desabrigados na Polônia é difícil. Se você encontrar um, deve acionar os policiais ecológicos, que levam o animal para um abrigo onde o alimentam e dão banho, vacinas e todos os cuidados necessários para que o animal espere por um novo dono.

6 – Celebrações religiosas

Se você não quer se sentir como o personagem no filme “Extermínio”, que percorre as ruas vazias de uma cidade, não planeje sua viagem à Polônia nas datas dos festivais religiosos. Nessa época, os poloneses preferem visitar os templos e passar tempo com a família. Isso também afeta o comércio, que fica fechado durante esses festivais. É possível que os turistas fiquem entediados nesses períodos e não consigam achar alimentos e alguns serviços.

Filme “Extermínio”/Cracóvia durante festival da igreja

7 – Não é possível simplesmente ir ao cinema e assistir a um filme em polonês

Na maioria das vezes, os cinemas são exibidos no idioma original com legendas em polonês. Com exceção dos desenhos animados, que são dublados em polonês.

Em polonês/Em Inglês

8 – Tudo em um só país

Se você mora na Polônia, não precisa viajar tanto, já que é um país bem diversificado em todos os sentidos. É um país grande, bonito e variado, com montanhas, mar e outros atrativos. É barato turistar pela Polônia, já que muitas coisas podem ser feitas por alguns centavos. Aquelas pessoas que já viram tudo na Polônia, podem facilmente ir para o exterior. Muitas cidades têm aeroportos dos quais saem voos de companhias aéreas de baixo custo e com muitas ofertas.

Polônio/Também na Polônia

Em Varsóvia há uma grande palmeira artificial. Ela foi construída em 2002 por Joanny Rajkowskiej. No início, foi decidido deixá-la por um ano, mas o tempo passou ela ainda está no mesmo lugar. Os jovens de Varsóvia costumam se reunir sob esta palmeira, como um ponto de encontro.

9 – É difícil não ouvir as sirenes dos veículos de emergência

Na Polônia, as sirenes de veículos de emergência, como ambulância, polícia e bombeiros, são muito barulhentas, bem mais do que nos outros países.

10 – A poluição é alta durante o inverno

Infelizmente, em várias cidades polonesas há muita poluição durante o inverno. A razão é que as casas antigas ainda têm estufas antigas de aquecimento. As autoridades polonesas dizem que estão tentando resolver este problema, mas os resultados ainda não são satisfatórios.

Fonte: Genial Guru

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias