plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

17 Fatos que estão deixando as pessoas fascinadas pela Finlândia

A Finlândia é um dos melhores lugares para se viver, ou apenas fazer uma visita. Cerca de 5 milhões de pessoas vivem (muito bem) no país, que possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano. Muitas curiosidades chamam a atenção do da Finlândia,

A Finlândia é um dos melhores lugares para se viver, ou apenas fazer uma visita. Cerca de 5 milhões de pessoas vivem (muito bem) no país, que possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano. Muitas curiosidades chamam a atenção do da Finlândia, conheça abaixo algumas delas e apaixone-se por esse país incrível.

1 – Marketing próprio para introvertidos

Uma característica dos finlandeses é que eles gostam de passar o tempo sozinhos, então há bares no país próprios para quem quer beber em sua própria companhia, e nas lojas existem até cestas de compras especiais para compradores individuais (Sinkkukori).

2 – O país em que as pessoas mais leem

Os habitantes da Finlândia são muito ligados à leitura, sendo uns dos que mais leem no mundo. Com uma população de pouco mais de 5 milhões de pessoas, elas pegam mais de 67 milhões de livros por ano nas bibliotecas. Em algumas grandes bibliotecas, é possível encomendar não apenas livros, mas também coisas relacionadas a hobbies diversos, como instrumentos musicais, equipamentos esportivos e até máquinas de costura.

3 – Dia do Dorminhoco

Na Finlândia, existe o “Dia Nacional do Dorminhoco”. Quando a última pessoa de uma casa acorda, seus familiares a jogam na água para assustá-la. Na cidade de Naantali, esse dia é celebrado com comemorações, e inclusive é escolhida uma pessoa local que tenha feito alguma coisa pela cidade para ser jogada na água, e sua identidade só é revelada quando ela cai na água

4 – Sabre para graduados

Em algumas universidades finlandesas, há uma tradição de não apenas conceder um diploma para um graduado, mas também um sabre especial (espada com lâmina curva) para o mesmo.

5 – Mais heavy metal para todos

A Finlândia é o país com mais bandas de heavy metal per capita. Existem mais de 600 grupos musicais por 1 milhão de habitantes. Até mesmo crianças têm sua própria banda de heavy metal favorita, “Hevisaurus”, cujos músicos tocam com fantasias de dinossauros e cantam músicas divertidas.

6 – Muitas saunas

A Finlândia é repleta de saunas. Para 5 milhões de pessoas no país existem cerca de 2 milhões de saunas – há mais saunas do que carros no país! Toda grande empresa e instituição finlandesa tem saunas para seus funcionários, e até mesmo no Burger King é possível encontrar uma sauna para relaxar.

7 – Helsinque é a cidade mais honesta para morar

A capital da Finlândia foi reconhecida como a cidade com os habitantes mais honestos, de acordo com uma experiência que foi feita em 16 cidades ao redor do mundo. O estudo foi feito da seguinte forma: em todas as capitais mundiais importantes foram lançadas 12 carteiras, as quais continham número de telefone, foto da família e dinheiro. Após o experimento, 11 das 12 carteiras foram devolvidas aos seus proprietários em Helsinque, enquanto em outros países, apenas metade foi devolvida. Imagine se esse experimento fosse feito no Brasil…

8 – “Estacionamento” para cães nas lojas

Na Finlândia existe uma lei que regulamenta a existência de “estacionamentos” para cães nas lojas. Na ausência de tais locais, os empresários podem ser multados.

9 – Loucos por café

Os habitantes da Finlândia amam café, não é à toa que o país ocupa o primeiro lugar no mundo em termos de consumo de café. Em um ano, um finlandês consome em média 12 kg de café instantâneo ou moído.

10 – Casas para festas estudantis

Quase todas as principais universidades da Finlândia têm uma “casa para festas” que os estudantes podem usar gratuitamente para realizar qualquer evento, mesmo com muito álcool. Elas se parecem com residências comuns, com uma enorme sala de estar, vários quartos e uma sauna privada (não podia faltar a sauna).

11 – Amantes de cerveja

Um finlandês bebe cerca de 85 litros de cerveja por ano. Não é de se surpreender que nas lojas finlandesas seja fácil encontrar promoções especiais para a compra de 1000 garrafas de cerveja ao mesmo tempo.

12 – Rena oficial

Em muitos países os policiais usam cavalos, mas no norte da Finlândia, eles são auxiliados por renas.

13 – A multa depende da renda do infrator

O valor da multa por excesso de velocidade na Finlândia depende da renda do infrator – quanto maior o seu salário, maior a multa. Um caso que exemplifica bem isso foi de um dos CEOs de uma grande empresa finlandesa, que teve que pagar a multa mais alta na história das multas por excesso de velocidade: 116.000 euros. Ele estava dirigindo a uma velocidade de 75 km / h, onde o limite era de 50 km / h.

14 – Bônus para voltar de férias

Para incentivar os funcionários a voltar de suas férias, as empresas finlandesas pagam um bônus adicional quando uma pessoa volta ao trabalho depois de tirar férias. Além disso, na Finlândia, é possível facilmente descobrir quanto alguém ganha simplesmente ligando para um número especial para receber a informação.

15 – A linguagem dos elfos

A língua finlandesa é uma das mais difíceis de aprender, mas o escritor J. R. R. Tolkien foi tão inspirado por ela que tomou sua gramática como base para a criação da língua dos elfos. Os finlandeses têm 40 sinônimos para a palavra “neve”, mas não há palavra que significa “por favor”.

16 – Cães que auxiliam na leitura

Existem cães que ajudam pessoas cegas, e na Finlândia há também cães especiais que ajudam as crianças a dominarem facilmente a língua finlandesa.

17 – País de competições incomuns

A Finlândia possui algumas competições bem peculiares, como um festival internacional para tocar violão imaginário.

Fonte: Genial Guru

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias