plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

13 Particularidades humanas surpreendentes descobertas pelos cientistas

O ser humano é muito complexo, e, por vezes, o comportamento das pessoas pode ser complicado e inexplicável. Muitas vezes não conseguimos entender um ao outro ou até a nós mesmos e a nossas próprias ações. Veja abaixo algumas explicações cientí

O ser humano é muito complexo, e, por vezes, o comportamento das pessoas pode ser complicado e inexplicável. Muitas vezes não conseguimos entender um ao outro ou até a nós mesmos e a nossas próprias ações. Veja abaixo algumas explicações científicas muito interessantes para comportamentos humanos estranhos que nos ajudarão a entender melhor a nós mesmos e aos outros.

1 – O silêncio causa estranheza

Os cientistas descobriram que 4 segundos é o suficiente para o silêncio incomodar. Isso está ligado ao nosso medo de querer pertencer a um grupo social e se sentir aceito. Se todos ficarem calados, começamos a nos sentir inseguros e ficar com medo de que o status social se torne instável. Por outro lado, se a conversa é bastante animada, nos sentimos importantes. Psicólogos não recomendam adicionar pausas a uma conversa. É melhor descobrir o motivo de todos estarem em silêncio.

2 – Lavar as mãos reduz a dúvida

Para a maioria das pessoas, é um desafio tomar decisões e tendemos a hesitar muito. Lavar as mãos contribui para a “limpeza” física e moral. Quando lavamos nossas mãos, quaisquer dúvidas que tenhamos são levadas pela água. Psicólogos da Universidade de Michigan afirmam que nossos cérebros tratam as mãos lavadas como uma maneira de nos libertar e ter a chance de um novo começo, preocupando-nos menos com os erros do passado, por exemplo.

3 – Muitas pessoas têm espasmos enquanto dormem

De acordo com estudos, 60% – 70% das pessoas têm espasmos enquanto estão dormindo. Cientistas afirmam que os espasmos musculares involuntários são causados por estresse, ansiedade, fadiga, cafeína ou atividade física intensa. Além disso, há uma teoria popular baseada em uma teoria evolucionista. Nossos ancestrais costumavam dormir nas árvores e quando começaram a adormecer, o cérebro enviava sinais ao sistema nervoso para não deixá-los cair.

4 – Dedos enrugados

O enrugamento em nossos dedos das mãos e dos pés é causado por vasos sanguíneos que se comprimem abaixo da pele. Diferentes estudos mostram que dedos enrugados melhoram nossa aderência em objetos molhados ou submersos. Os cientistas supõem que dedos enrugados podem ter ajudado nossos ancestrais a coletarem alimentos em vegetações úmidas.

5 – O riso inadequado mostra nosso desamparo

Algumas pessoas não conseguem deixar de rir em momentos inapropriados. Isso não tem relação com o senso de humor. O riso inadequado geralmente revela nossa impotência e tensão emocional. Se uma pessoa não puder deixar de rir depois de uma tragédia, isso não significa que ela seja fria, é apenas um sintoma de estresse.

6 – As pessoas tendem a mentir menos pela manhã

Os cientistas afirmam que nossa tendência para sermos honestos diminui durante o dia. Pessoas honestas, com uma forte consciência moral e bom autocontrole, cansam-se à noite e o nível de honestidade diminui. É por isso que os especialistas recomendam que reuniões importantes sejam marcadas para a primeira metade do dia, e não na parte da tarde.

7 – Pessoas gostam de psicopatas

Pode parecer estranho, mas é uma realidade. Psicopatas não se importam com as normas sociais, são agressivos, cruéis e impulsivos e não têm empatia com as pessoas ao seu redor. No entanto, eles são capazes de nos atrair. Uma teoria afirma que os psicopatas despertam nossos instintos animalescos e nos conectam ao nosso animal interior. É muito difícil identificar um psicopata porque eles se escondem atrás de uma máscara encantadora. Mas há um recurso que pode extraditá-los: por causa de sua falta de empatia, eles não bocejam depois que alguém o faz.

8 –  A fofoca nos ajuda a evitar o perigo

A fofoca nos ajuda a entender quem são nossos amigos e inimigos. Nos tempos primitivos, as pessoas viviam em pequenos grupos e precisavam saber quem eram seus potenciais rivais e infratores. E a fofoca era a maneira mais fácil de descobrir isso. Hoje em dia, a fofoca é vista como antiética e pode ferir os sentimentos de alguém.

9 – Mover nossos olhos nos ajuda a lembrar as coisas

Já reparou que quando tentamos recordar algo, movemos nossos olhos em um certo ponto? Quando tentamos recordar algo, movemos nossos olhos no mesmo padrão em que nos movemos quando tentamos manter a informação em mente. Mas alguns cientistas não concordam com essa teoria. Eles alegam que, quando você tenta se lembrar de alguma coisa, basta desviar o olhar para focar sua atenção no problema. Seja qual for o motivo, mover nossos olhos realmente nos ajuda a recuperar informações importantes.

10 – As pessoas evitam trocar o rolo de papel higiênico

Tentemos a evitar tarefas chatas ao longo do dia. Fazemos algo se consideramos interessante e desafiador ou se queremos alcançar certos resultados. Teremos o desejo de lidar com uma tarefa se ela atender a três necessidades psicológicas: competência, autonomia e relacionamento. E não há nada de significativo em mudar o rolo de papel higiênico.

11 – Fofura motiva nosso comportamento cuidadoso

Muita gente acha que crianças pequenas são realmente fofas e a razão para isso é bem simples: evolução. As crianças nascem extremamente desamparadas e os pais precisam cuidar delas por anos. Para manter nossa atenção, nosso cérebro nos causa sentimentos de cuidado e afeição. O cientista Konrad Lorenz definiu o termo “esquema do bebê”, que inclui várias características físicas: olhos grandes, bochechas rechonchudas e uma cabeça grande.

12 – Arrepios são um mecanismo de defesa do passado

O psicólogo George Bubenik, da Universidade de Guelph, em Ontário, explica que arrepios são um fenômeno fisiológico herdado de nossos ancestrais animais. Arrepios podem ter sido úteis para eles, mas eles não são de nenhuma ajuda para nós. Eles são causados por uma contração de pequenos músculos que estão ligados a cada fio de cabelo da nossa pele. A contração faz com que nossos cabelos fiquem de pé sempre que nosso corpo estiver frio. As pessoas também tendem a sentir arrepios durante situações emocionais. A razão para esta resposta é de uma liberação subconsciente do hormônio do estresse, a adrenalina.

13 – Sensações áticas influenciam nosso comportamento

Sensações áticas podem influenciar nosso comportamento. Podemos experimentar sentimentos de importância e confiança ou medo e fraqueza, dependendo do que o nosso corpo sente literalmente. Por exemplo, se uma pessoa toca algo frio, ela se sente solitária; se toca em algo áspero, começa a pensar em relacionamentos complicados.

Fonte: Genial Guru

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias