plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Sem as duas pernas, chinês chega ao topo do monte Everest

O chinês Xia Boyu, de 70 anos, conseguiu chegar na última segunda-feira (14) ao topo do monte Everest, na Ásia. Após perder as duas pernas por conta de um linfoma em 1996, o feito é motivo de aplausos e exemplo de superação. Boyu é o primeiro amputado da

O chinês Xia Boyu, de 70 anos, conseguiu chegar na última segunda-feira (14) ao topo do monte Everest, na Ásia. Após perder as duas pernas por conta de um linfoma em 1996, o feito é motivo de aplausos e exemplo de superação.

Boyu é o primeiro amputado das duas pernas a escalar a montanha pelo lado nepalês. Anteriormente, em 2006, quem fez algo similar foi o neozelandês Mark Inglis, que escalou o monte pela face norte, no lado chinês.

O montanhista subiu acompanhado de três moradores da região e, para evitar problemas de última hora, cumpriu o último trecho da escalada partindo de uma saliência a mais de oito mil metros.

Em geral, esse mesmo trajeto é feito a partir do acampamento IV, que fica a 7,950 metros - é geralmente lá que passam a última noite.

(Foto: Reprodução/Reprodução)

HISTÓRIA

O escalador teria tentado subir o Everest em 2014, 2015 e 2016. No primeiro caso, foi surpreendido por uma avalanche, que matou 16 pessoas da região montanhosa. Já no segundo, um terremoto abalou a área, deixando cerca de nove mil mortos. A última tentativa foi em 2016, frustrada devido ao mau tempo.

Além disso, no dia 28 de dezembro do ano passado, o governo nepalês proibiu os amputados de duas pernas e portadores de outras deficiências de escalar o monte Everest. A justificativa era que queriam reduzir acidentes e mortes.

Mas a história mudou três meses depois com a decisão da Suprema Corte do país que decidiu suspender a aplicação da ordem governamental. E justamente após a revogação da norma, Xia realizou o seu sonho.

(Com informações do portal Só Notícia Boa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias