Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Tuédoidé? / Curiosidades

Curiosidades

Saiba porque os trajes dos presidiários são listrados em preto e branco e na horizontal

sexta-feira, 18/05/2018, 15:08 - Atualizado em 18/05/2018, 15:50 - Autor:


Embora seja difícil ainda encontrá-los na vida real, o uniforme dos presidiários foram pensados com uma finalidade na disposição das cores e das listras. E tudo tem a ver com a ajuda ótica que elas são capazes de proporcionar.


Este tipo de uniforme já representou as prostitutas na idade média e posteriormente os marinheiros, tidos como libertinos pela sociedade.


A ideia de ter feito a roupa-símbolo dos presidiários da mesma forma ocorreu nos Estados Unidos, entre o final do século 18 e início do 19, como uma medida para dificultar a fuga através da camuflagem dos mesmos.


Segundo o estilista João Braga, em entrevista a SuperInteressante, as listras pretas e brancas atrapalhavam as fugas a partir do momento que uma delas iria se destacar no ambiente em que o preso tentasse se esconder.


Em caso deste estar em um local escuro, as listras brancas se mostrariam já em um ambiente claro, as pretas teriam maior destaque.


Quanto ao fato do desenho ser horizontal foi a maneira que o inventor da roupa encontrou para que os usuários não se escondessem atrás das próprias celas em que as barras de ferro já estão na vertical.


E você sabia dessa?


(Com informações da SuperInteressante)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS