Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Tuédoidé? / Curiosidades

Curiosidades

Comida de microondas é menos saborosa. Saiba o porquê

quinta-feira, 17/05/2018, 19:07 - Atualizado em 17/05/2018, 19:07 - Autor:


Você chega faminto para esquentar sua lasanha congelada no microondas e fica frustrado com o resultado do sabor? Parece que a ciência finalmente conseguiu descobrir o motivo!


Não adianta culpar o fabricante pela suposta propaganda enganosa, o problema mesmo está na incapacidade do microondas de produzir a “Reação de Maillard”. A reação química foi descoberta em 1912 pelo químico francês Louis-Camille Maillard e é o hino que circula em inúmeras cozinhas ao redor do mundo.


QUÍMICA


A reação acontece quando são combinados calor e aminoácidos com certos tipos de açúcar. O aquecimento forma novos compostos, o que deixa o alimento mais corado e saboroso.


Esse mesmo processo está presente também no aroma do pão passado, da batata frita e da carne de churrasco.


REPRODUÇÃO


O desafio para reproduzir com perfeição essa reação não é fácil. É preciso ficar atento com a quantidade de umidade necessária, além de depender das proteínas e dos açúcares envolvidos.


“Se você botar uma batata crua no forno, ela tem cerca de 80% de umidade. É preciso baixar a quantidade de água para cerca de 5% antes que a reação de Maillard aconteça. Assim, você terá todos os sabores agradáveis e a cor dourada”, explicou o químico Steve Elmore da Universidade de Reading, Reino Unido.


SAÚDE


Para coroar, eis que esses produtos congelados ficam entupidos de sal, açúcar e glutamato monossódico, para adicionar sabor aos alimentos e deixá-los mais apetitosos.


No entanto, após investigação em 2015 em supermercado britânicos, chegou-se a conclusão que certos alimentos carregavam o dobro de açúcar que um refrigerante.


A descoberta mostrou porque a maioria das refeições congeladas podem ser prejudiciais à saúde.


(Com informações da Veja)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS