Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Tuédoidé? / Curiosidades

Curiosidades

Um sanduíche quase matou astronautas em uma viagem espacial

terça-feira, 03/04/2018, 21:22 - Atualizado em 03/04/2018, 21:49 - Autor:


Para muitos, quando a fome aperta não tem quem segure. Esse foi o caso do astronauta John Young, que marcou a viagem espacial na missão Gemini 3 em 23 de março de 1965 e quase acabou com tudo depois de ter levado consigo um sanduíche de carne.


O astronauta decidiu levar o ‘precioso alimento’ por um único motivo: saber qual era o gosto no espaço. O sanduíche foi comprado dois antes da viagem, em uma lanchonete em Cocoa Beach, na Flórida (Estados Unidos) por um amigo de Young, que entregou a ele de brincadeira.


Na época, um dos objetivos da Gemini 3 era testar alimentos para o espaço e ajudar a definir o cardápio ideal para missões mais longas. Para levá-los ao espaço, era preciso preparar e embalar os alimentos, além do mais, eles precisam ser fáceis no preparo e durar bastante sem refrigeração.


Claro que o contrabando não deu muito certo


Young dividiu o ‘bendito’ com seu parceiro de viagem Gus Grissom; na viagem, os tripulantes também tinham à disposição frango, pão, brownie e suco de laranja, fossem enlatados ou cortados em cubos revestidos com uma camada de gelatina para evitar a formação de migalhas.


Eis aí o problema: as migalhas. Depois que os dois deram a primeira mordida, eles perceberam duas coisas: o gosto do sanduíche no espaço era horrível, e as migalhas tomaram conta da cabine. A experiência com o sanduíche durou segundos, mas a bronca depois de retornarem à Terra foi quase eterna.


As migalhas foram uma preocupação da Nasa porque, em um ambiente sem gravidade, elas poderiam entrar facilmente nos olhos dos tripulantes ou nos painéis elétricos da nave, o que seria bem pior porque poderia danificar os equipamentos e até provocar um grave incêndio, já que pão é inflamável.


+ Então fica a lição, caro internauta, quando você estiver prestes a embarcar em uma missão espacial, lembre-se: um sanduíche de dois dias atrás quase destruiu um projeto de um bilhão de dólares.


(Com informações do Aventuras na História)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS