plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

23 mil microrganismos vivem no seu celular (e podem te deixar doente)

Cultura de bactérias (Foto: Vanderley Duarte/EPTV)   Uma pesquisa publicada pela Devry Metrocamp, em Campinas (SP) apontou que mais de 23 mil fungos e bactérias vivem nos celulares, dentre eles os responsáveis por doenças como conjuntivite, intoxicaçõ

 (Foto: Vanderley Duarte/EPTV)

Uma pesquisa publicada pela Devry Metrocamp, em Campinas (SP) apontou que mais de 23 mil fungos e bactérias vivem nos celulares, dentre eles os responsáveis por doenças como conjuntivite, intoxicações alimentares, otites e até infecções urinárias e respiratórias.

De acordo com Rosana Soares, orientadora da pesquisa realizada pela aluna Claudia Tonetti, a intenção da pesquisa não é assustar as pessoas, mas alertá-las sobre os perigos da falta de higienização dos aparelhos, até porque “nunca vamos ficar livres de microrganismos, mas grandes quantidades podem dificultar que nossos anticorpos os combatam”, afirmou à GALILEU.

Leia mais:
+ Ficar longe do celular causa ansiedade, aponta pesquisa
+ Concentração de bactérias em esponjas de cozinha preocupa cientistas

Além disso, Soares ressalta a importância de evitar que crianças pequenas mexam nos aparelhos telefônicos: como seu sistema imunológico não está completamente desenvolvido, as chances de contraírem doenças é maior. “Oriento minha filha a sempre lavar as mãos após mexer no celular, mesmo ela sendo um pouco mais velha”, relata.

Higienização
De acordo com a especialista, a forma ideal de higienizar os smartphones é com álcool isopropílico (que não contém água). O álcool 70%, mais fácil de ser encontrado, também é eficaz. Mas, cuidado, o uso exagerado pode danificar o aparelho! Soares orienta o dono do smartphone a umedecer levemente uma gaze ou algodão e passá-lo pela superfície do aparelho, finalizando o processo com uma toalha ou papel secos para retirada dos excessos.

Outra dica é evitar levar o celular para todos os lugares, como o banheiro ou a cozinha: “O contato com os alimentos pode incentivar ainda mais a proliferação desses seres vivos”, alerta Soares. Em relação à frequência da limpeza, a especialista recomenda que seja feita diariamente ou, no mínimo, uma vez por semana.

“O mais importante é lavar as mãos. Não apenas antes ou depois de mexermos nos aparelhos telefônicos, mas sempre que possível”, completa a pesquisadora.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias