plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ORIGEM DA DATA

Por que o dia da mentira é comemorado em 1º de abril?

Descubra a origem e tradição do Dia da Mentira, saiba como a data é comemorada em diferentes países e culturas e as pegadinhas mais famosas ao redor do mundo.

Imagem ilustrativa da notícia Por que o dia da mentira é comemorado em 1º de abril? camera O "dia da mentira" é relembrado em todo o mundo neste dia 1º de abril. | (Reprodução)

Em novelas, filmes, séries e livros, a mentira está sempre presente e até rende bons enredos nas histórias. Além de ditados populares, como "a mentira tem perna curta" ou "mentir faz o nariz crescer", a mentira tem um dia só pra ela.

Nesta segunda-feira (1º) é "comemorado" o dia da mentira, uma data em que é comum pregar peças em amigos e familiares. Mas você já se perguntou de onde surgiu essa tradição? Apesar de parecer recente, a verdade é que o Dia da Mentira remonta à época da Idade Média.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Na França do século 16, o então rei Carlos 9º decidiu adotar o calendário gregoriano, calendário mais aceito atualmente, fazendo com que o ano "virasse" no dia 1º de janeiro. No entanto, parte da população resistiu à mudança, mantendo a tradição de celebrar o Ano Novo em 1º de abril, de acordo com o antigo calendário juliano. Essas pessoas foram ridicularizadas e apelidadas de "bobos de abril", dando origem ao Dia da Mentira, onde receberam convites para festas inexistentes.

No Brasil, o primeiro registro de uma mentira no 1º de abril vem de 1828, quando um jornal mineiro noticiou falsamente a morte do então rei Dom Pedro I. Desde então, a data se popularizou no país, com diversos veículos de comunicação e empresas aderindo à brincadeira.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp

Internacionalmente, o Dia da Mentira também é celebrado com diferentes pegadinhas. Em Londres, a BBC já anunciou a substituição do famoso relógio Big Ben por um modelo digital, enquanto nos Estados Unidos, a National Public Radio causou polêmica ao veicular uma entrevista fictícia em que um comediante se passava pelo ex-presidente Richard Nixon, afirmando que concorreria novamente à Presidência.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias