plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Estudo mostra que uso do celular na refeição afeta a saúde 

Muitas pessoas têm o hábito de usar o celular durante as refeições, mas o que não sabem é que isso pode afetar a saúde

Imagem ilustrativa da notícia Estudo mostra que uso do celular na refeição afeta a saúde  camera Você usa o celular ao comer? Pois saiba que essa prática é mais arriscada do que parece... | Reprodução freepik

Usar o celular durante as refeições pode parecer inofensivo, mas pode ter vários efeitos negativos na saúde física, mental e relações sociais. É sempre melhor reservar esse tempo para desfrutar da comida e da companhia daqueles com quem você está compartilhando a refeição.

Um estudo conduzido pelo departamento de psicologia da Universidade da Campânia Luigi Vanvitelli, na Itália, revelou que o uso do celular durante as refeições está associado a um aumento na ingestão calórica.

Os pesquisadores italianos Marco La Marra, Giorgio Caviglia e Raffaella Perrella sugeriram que, embora a distração possa interferir nos sinais fisiológicos de fome e saciedade, há uma suposta influência do efeito de facilitação social. Eles ressaltaram que a cognição desempenha um papel fundamental na regulação da ingestão alimentar e atividades que exigem alta demanda perceptiva devem ser desencorajadas durante as refeições.

Conteúdos relacionados:

Dados globais indicam que o uso de tecnologias digitais, conhecidas como "tempo de tela", é um fator de risco para a obesidade, especialmente entre os jovens. Além disso, há preocupações com o potencial viciante do uso excessivo de dispositivos móveis, os pesquisadores concluíram que o uso destes dispositivos durante as refeições interfere no comportamento alimentar, destacando a importância de prestar atenção durante a ingestão alimentar.

Quer ler mais notícias de Saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp

Qualquer distração durante as refeições pode desviar a atenção dos alimentos, prejudicar o processo de mastigação e reduzir a sensação de saciedade. Isso pode levar a um aumento do desejo de comer mais, resultando, consequentemente, em uma maior ingestão calórica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias