plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRATAMENTOS

Pressão, reumatismo e diabete; conheça benefícios da urtiga

Planta pode ser usada na forma de chá, ou a raiz, utilizada na forma de cápsulas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pressão, reumatismo e diabete; conheça benefícios da urtiga camera Urtiga pode ser usada no tratamento de diversas doenças, sempre, claro, com orientação médica. | Reprodução

Quem tem um quintal ou jardim verde já deve ter prestado atenção em uma planta com uma aparência não muito bonita e que tem por característica irritar a pele e causar muitas coceiras por onde toca. Contudo, não é só isso que o vegetal em questão é capaz de fazer.

A urtiga é uma planta medicinal da espécie Urtica dioica, também conhecida como urtigão, ortiga ou urtiga-maior. Mas, você sabia que ela é rica em vitaminas A, C e K, polifenóis, flavonóides e minerais como cálcio, ferro e magnésio, com ação anti-inflamatória e antioxidante? Pois é, ela também é usada como remédio caseiro para regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, além de auxiliar no tratamento da artrite e do reumatismo, por exemplo. As informações são do portal Tua Saúde.

Cistos ovarianos: saiba as causas, riscos e tratamentos

Outra espécie da urtiga é a Lamium album, conhecida como urtiga branca, mas que possui propriedades diferentes da Urtica dioica, sendo indicada principalmente para problemas ginecológicos como cólicas menstruais, sangramento ou inflamação no útero.

Mas, afinal, você sabe os benefícios para a saúde, quais indicações e como usar? As partes normalmente utilizadas da urtiga são a folha, que pode ser usada na forma de chá, ou a raiz, utilizada na forma de cápsulas.

Claro, que ela só deve ser usada com indicação médica, podendo ser encontrada em ervanários, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres.

Dermatite do Celular: veja a alergia causada pelo aparelho

As principais indicações da urtiga são: artrite; osteoartrite; reumatismo; pressão alta; diabetes; rinite; tosse alérgica; acne; dermatite; dor muscular; inflamação nas gengivas; anemia; infecção urinária ou pedra nos rins.

Estudos também apontam que a raiz da urtiga pode ser usada para auxiliar no tratamento da próstata aumentada.

Como fazer o chá de urtiga?

Ingredientes

1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas secas de urtiga na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 2 xícaras por dia.

Outra forma de usar a urtiga para obter seus benefícios, é na forma de cápsulas que pode ser tomada 1 cápsula de 400 mg, de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação médica.

Efeitos colaterais

A urtiga não deve ser usada por grávidas, nem durante a amamentação. Os efeitos colaterais mais comuns podem surgir quando a planta é consumida em quantidades maiores do que as recomendadas. Dentre as reações estão dor de estômago, diarreia, prisão de ventre, alergias ou coceira na pele.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias