plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Você sabe mesmo para que servem os bigodes dos gatos?

Os bigodes dos gatos possuem funções muito importantes para a sobrevivência dos felinos.

Imagem ilustrativa da notícia Você sabe mesmo para que servem os bigodes dos gatos? camera As vibrissas, como são chamadas cientificamente, auxiliam no cálculo de distâncias e de espaços, indicando aos gatos se ele consegue entrar em determinados locais sem correr riscos. | Divulgação/Freepik

Se você é daqueles que ama um gatinho, e adora a companhia dos felinos pela casa, principalmente se mora sozinho, e ele se torna seu fiel companheiro, você deve entender ao menos, um pouco sobre as vibrissas. Mas será que você sabe o que é e para o que serve? Quais são as funções e curiosidades sobre?

Então, os bigodes dos gatos, além de proporcionar um charme todo especial à espécie, possuem funções importantíssimas para o bem-estar desses animais, até mesmo para a sua sobrevivência, já que funcionam como “antenas” que os ajudam a se localizar e a ter equilíbrio. Esses pelos são conhecidos como vibrissas, que são órgãos sensoriais próprios de certos animais, assim como nós, seres humanos. No nosso caso, esses pelinhos se desenvolvem nas foças nasais e ajudam a bloquear possíveis sujeiras de entrarem em nossas vias respiratórias.

Com isso, podemos conhecer um pouco mais sobre os bigodinhos dos nossos amados gatinhos. Entenda para que servem!

As vibrissas, como são chamadas cientificamente, auxiliam no cálculo de distâncias e de espaços, indicando aos gatos se ele consegue entrar em determinados locais sem correr riscos.

O comprimento do bigode equivale ao tamanho da parte mais larga do corpo do animal. Assim os felinos conseguem compreender melhor seus percursos. Os bigodinhos também funcionam como uma espécie de antena, pois estão em contato com uma área repleta de células sensoriais.

Sendo assim, o felino é capaz de captar informações como a força e orientação do vento, conseguem ter uma melhor distribuição de funções sensoriais e não dependem apenas da visão e da audição, o que os ajuda a se localizar em ambientes escuros.

Pode aparar os bigodes do gato?

Não. Você não deve cortar os bigodes de um gato. Fazendo isso, altera a noção que o felino tem do espaço à sua volta. No caso de gatos acima do peso, é recomendado que um profissional apare os fios, pois o sobrepeso afeta a precisão das vibrissas.

Leia também:

"Monstro do rio" de 109 kg e mais de 100 anos é capturado

Feira de adoção de cães e gatos será neste final de semana

Ao se aparar os bigodes de um gato sem os devidos cuidados, o animal tende a ficar desorientado, podendo até sofrer riscos de acidentes e se colocar em perigo. Como os bigodinhos o ajudam a calcular o espaço, ele pode errar um salto e se machucar.

Além disso, o desequilíbrio pode trazer estresse, deixando-o arisco e até mesmo contraindo doenças. As vibrissas tendem a crescer até um centímetro por mês, conforme o desenvolvimento corporal do felino. Por isso, o recomendado é que não se mexa na região dos bigodes do seu gato. Além de desconfortável para ele, isso pode acarretar na queda desses fios antes do período natural.

Curiosidades

Você sabe porque seu gato nunca termina de comer a ração e deixa sempre aquele “buraco” no meio do pote? Isso acontece porque os pelinhos do bigode encostam nas laterais da tigela de ração, o que os incomoda. Por isso é preferível que se compre tigelas mais largas ou rasas para os felinos, evitando esse desconforto.

Mesmo com tantas funções importantes, os gatinhos não sentem dor nos bigodes, sendo basicamente fios mais grossos e com terminações nervosas. De acordo com o envelhecimento do gato, os pelinhos tendem também a mudar de cor. Além das laterais do focinho, com 12 fios de cada lado, as vibrissas também se encontram acima dos olhos dos bichanos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias