plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DIA DO BEIJO

Beijo pode ser mais arriscado do que você imagina. Veja

Evitar contato íntimo e beijos com desconhecidos é fundamental para não se contaminar

Imagem ilustrativa da notícia Beijo pode ser mais arriscado do que você imagina. Veja camera Especialmente em tempos de pandemia, demonstrações de carinho precisam ocorrer de outras formas. | Reprodução

O Dia Internacional do Beijo, comemorado no dia 13 de abril, celebra uma importante demonstração de afeto e carinho, mas deve reforçar também os cuidados com a saúde bucal, porque o ato também é um meio importante na transmissão de doenças, com explica Alessandra Amaral de Souza, coordenadora Estadual de Saúde Bucal.

“A boca é um meio transmissor de doenças, por isso, a saúde bucal e a prevenção são importantes. Em um único beijo podem ser trocados vírus, bactérias e fungos, e assim poderão ser transmitidas várias doenças, pela saliva. As bactérias mais comuns que encontramos na boca são os estafilococos, estreptococos e lactobacilos que levam a infecções na boca e na garganta”, explica a coordenadora.

As principais doenças que podem ser transmitidas através do beijo, pela saliva, são: Mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como doença do beijo; Herpes; Catapora; Caxumba; Candidíase; Sífilis; Gripe e resfriados; e o novo coronavírus (Covid-19).

Para evitar a contaminação, Alessandra recomenda cuidados, entre os quais o de evitar contato íntimo e beijos com desconhecidos.

"Uma rotina de higiene bucal, com a escovação de forma correta e uso de fio dental, além de consultas regulares ao dentista, também são algumas das dicas para um beijo saudável”, diz ela.

Alessandra lembra que a pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças substanciais à rotina de milhões de pessoas, a principal delas é a de que o cumprimento carinhoso entre as pessoas, com beijos, não é adequado.

"Há várias formas de demonstrar carinho e afeição mantendo o distanciamento social. Os beijos são uma forma de contágio de Covid-19, pois o vírus está presente na saliva dos portadores. Por isso, é aconselhável priorizar as medidas de prevenção".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias