plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CHEIRO OU FEDOR?

Pênis, vagina, bafo e chulé: o que os odores do corpo indicam sobre a saúde?

Alguns odores do corpo podem indicar problema de saúde.

Imagem ilustrativa da notícia Pênis, vagina, bafo e chulé: o que os odores do corpo indicam sobre a saúde? camera Alguns cheiros do corpo podem ser sinal de alerta para problema de saúde. | Reprodução

Sabia que alguns cheiros do corpo podem ser sinal de que você pode estar com algum problema de saúde e precisa de ajuda médica? Pois é, não estamos falando daqueles odores característicos considerados normais, mas daqueles que ascendem um alerta de que algo pode não estar bem. As informações são do UOL.

Pênis

O pênis produz uma secreção esbranquiçada gordurosa que se chama esmegma. Se a higiene demorar para ser feita, o cheiro pode se acentuar e ficar desagradável se a pessoa urinou muitas vezes, se o dia estiver quente, se teve relação sexual, se há muita pele recobrindo a cabeça do pênis, etc. É só lavar que passa.

No entanto, há várias infecções por bactérias e fungos que podem alterar o cheiro do pênis e vir acompanhadas de outros sinais como vermelhidão, coceira, ardência, pus, etc. A presença de um tumor maligno no pênis ou de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) também podem ser malcheirosas. Nesses casos, a recomendação é procurar um urologista.

Penis Hands GIF - Penis Hands Outline GIFs

Vagina

A vagina tem um odor característico suave produzido pela flora bacteriana habitual e secreção fisiológica resultante da renovação celular e que pode se modificar ao longo do ciclo pela variação hormonal. Porém, se a vagina apresentar um odor tipo peixe podre, você pode estar diante de um quadro de vaginose bacteriana causado pela gardnerella vaginalis. Esse cheiro vem acompanhado de corrimento amarelado ou acinzentado, e a mulher ainda pode sentir ardor ao urinar e intensificação do cheiro após o sexo.

Tanto a relação sexual quanto a menstruação podem promover um odor vaginal muito ruim. O esperma e a menstruação costumam alterar a flora da vagina, pois modificam o pH ácido vaginal. Esse desequilíbrio causa a proliferação de bactérias anaeróbias, em especial a gardnerella. Mesmo higienizando a vagina com frequência, o odor permanece, pois é necessário eliminar a bactéria. Toda vez que a mulher perceber um odor diferente do habitual e com secreção vaginal acentuada deve procurar o ginecologista.

Vagina GIF - Vagina GIFs

Urina

O odor da urina é característico, causado pela presença da ureia. Cheiros fortes, quando acompanhados de dificuldade ou ardência para urinar e mudança na cor, devem ser sinais de alerta. A mudança no cheiro também pode ser apenas porque se ingeriu determinados alimentos ou substâncias. Café, aspargos, alho, carne em excesso, certos temperos e vitaminas, por exemplo, podem alterar o aspecto e o cheiro do xixi.

O odor diferente da urina, como a amônia, pode indicar um quadro de infecção urinária. Jjá uma urina com cheiro adocicado pode estar relacionada ao diabetes.

Vagina GIF - Vagina GIFs

Fezes

O odor das fezes é fruto da ação de bactérias em produtos alimentares. Uma gastroenterocolite, que é uma infecção intestinal, pode gerar fezes muito malcheirosas. Pessoas com pancreatite crônica também podem ter fezes com odor ruim.

Em termos de doença, o mais importante é a cor e não o cheiro das fezes. Fezes muito claras ou brancas podem levantar hipótese de algum entupimento das vias biliares. Fezes pretas e malcheirosas podem ser sinal de um sangramento digestivo proveniente do estômago ou excepcionalmente de um problema na parte final do intestino no tubo digestivo, como o cólon direito.

Poop Shit GIF - Poop Shit Diarrhea GIFs

Umbigo

O umbigo é uma região de intensa colonização de bactérias e fungos, podendo gerar um odor fétido. Se acompanhado de sintomas como dor, rubor, calor e drenagem de secreção pode caracterizar um quadro de infecção e a pessoa deve procurar um dermatologista.

Monkey Stomach Sticker - Monkey Stomach Playing Stickers

Axilas e virilhas

O suor, produzido e eliminado pelas nossas glândulas sudoríparas, não tem cheiro. O famoso "cecê" e o odor nas virilhas, na maioria das vezes, é causado pela proliferação excessiva de bactérias e fungos na região.

Se a pessoa sofre de hiper-hidrose (suor excessivo), é recomendado procurar um dermatologista para o tratamento adequado. Alguns casos podem precisar de limpeza com sabonetes antissépticos, antibióticos ou antifúngicos. Nos casos de hiper-hidrose axilar (suor excessivo nas axilas), o tratamento com toxina botulínica (o "botox") apresenta bons resultados.

Funny Engracada GIF - Funny Engracada Character GIFs

Mal hálito

A maioria das halitoses acontece por doenças da boca e dos dentes, podendo ser infecciosas, como uma amigdalite. Há situações em que as causas não são da boca, como no caso do diabetes descompensado.

Vale ressaltar que o hálito matinal, que todo mundo tem, é normal, mas, se ficar mais forte e duradouro ou não se resolver com a higiene bucal habitual, deve ficar em alerta e procurar um médico.

Halik Sa Hangin Isseymiyake Parto GIF - HalikSaHangin IsseymiyakeParto Miyaketakoyaki GIFs

Pés

A bromidrose plantar, o famoso chulé, possui, na maioria dos casos, a mesma causa que a bromidrose axilar e inguinal: a proliferação excessiva de bactérias e/ou fungos na região. A sudorese excessiva nos pés favorece o acúmulo de bactérias causadoras do mau cheiro e o surgimento de micoses.

Chulé Stinky GIF - Chulé Stinky Smelly GIFs

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias