plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PSICOLOGIA

Pesquisa relaciona 'geração goodvibe' com narcisismo elevado

Pela primeira vez, um estudo diz que treinamentos espirituais podem 'subir à cabeça' dos aprendizes que podem se sentir melhor que os outros

Imagem ilustrativa da notícia Pesquisa relaciona 'geração goodvibe' com narcisismo elevado

Um novo estudo descobriu que algumas formas populares de treinamento espiritual - como cura energética, leitura da aura e, em um grau menor, atenção plena e meditação - se correlacionam tanto com narcisismo quanto com "superioridade espiritual".

Uma característica implícita do treinamento espiritual é que ele permite que seus adeptos se distanciem de seus egos e, portanto, de coisas como a necessidade de aprovação social ou sucesso. Ao encorajar a autocompaixão e a autoaceitação sem julgamentos, o treinamento espiritual deve provavelmente tornar as pessoas menos preocupadas com essas coisas.

Mas, como um novo artigo explica, o treinamento espiritual pode ter o efeito oposto. Ou seja, o treinamento espiritual pode de fato aumentar a necessidade das pessoas de se sentirem “mais bem-sucedidas, mais respeitadas ou mais amadas”, como escrevem os autores Roos Vonk e Anouk Visser.

O primeiro estudo para medir a superioridade espiritual

Nenhum estudo anterior havia examinado especificamente este tópico, o que levou Roos Vonk e Anouk Visser a investigarem. No novo artigo , “Uma Exploração da Superioridade Espiritual: O Paradoxo da Auto-valorização”, foi publicado no European Journal of Social Psychology .

Os autores desenvolveram uma nova medida que chamam de "superioridade espiritual". Mede se as pessoas se sentem superiores àquelas "que não possuem a sabedoria espiritual que atribuem a si mesmas".

Os questionários da medida pedem às pessoas que respondam em uma escala de 1 a 7 a uma série de afirmações, da mesma forma que faria em testes psicométricos típicos. Declarações de exemplo incluem: "Estou mais em contato com meus sentidos do que a maioria das outras pessoas", "Estou mais ciente do que está entre o céu e a terra do que a maioria das pessoas" e "O mundo seria um lugar melhor se outros também tivessem a percepção de que Eu tenho agora."

Orientação espiritual, excesso de confiança sobrenatural e auto-estima

Os autores também criaram três escalas que eles supuseram que se correlacionariam com a superioridade espiritual.

A primeira escala, “orientação espiritual”, se relaciona com o quanto as pessoas tentam ajudar os outros a adquirir a mesma sabedoria que adquiriram. Inclui afirmações como: "Ajudo os outros sempre que possível em seu caminho para uma maior sabedoria e percepção", "Também ajudo os outros a adquirir minhas idéias" e "Sou paciente com os outros, porque entendo que leva tempo para ganhar o percepções que ganhei em minha vida e minha educação. ”

A segunda escala é “excesso de confiança sobrenatural” e abrange habilidades autorreferidas no domínio paranormal. Declarações de exemplo incluem: “Posso enviar energia positiva para outras pessoas à distância”, “Posso entrar em contato com pessoas que já faleceram” e “Posso influenciar o mundo ao meu redor com meus pensamentos”.

A terceira escala, “contingência espiritual de autoestima”, mede o quanto a autoestima de uma pessoa deriva de sua espiritualidade. Exemplos de declarações incluem “Minha fé em mim mesmo aumenta quando adquiro mais sabedoria espiritual” e “Quando adquiro novas percepções espirituais, isso aumenta minha autoestima”.

Nos três estudos descritos a seguir, os pesquisadores constataram que sua escala de superioridade espiritual é um instrumento válido. Além disso, ele se correlaciona significativamente com as outras três escalas. Também se correlaciona significativamente com narcisismo, auto-estima e outras variáveis ​​psicológicas. Finalmente, também se correlaciona, em vários graus, com diversas formas de treinamento espiritual.

Avaliando a superioridade espiritual

Para o primeiro dos três estudos incluídos no artigo atual, Vonk e Visser recrutaram 533 participantes. Eles os encontraram entrando em contato com escolas e centros espirituais que oferecem cursos em assuntos como 'mindfulness' e treinamento energético.

Os participantes deste primeiro estudo eram cerca de 75% mulheres, com uma idade média de 51 anos. Eles indicaram que estavam atualmente seguindo alguma forma de treinamento espiritual. Os tipos mencionados incluem atenção plena , meditação, terapia energética, leitura / cura de aura, haptoterapia, reiki e outros.

Os respondentes preencheram os questionários descritos acima e também responderam a perguntas sobre idade, sexo, escolaridade, religião e formação espiritual.

Os pesquisadores descobriram que a “superioridade espiritual” se correlacionou significativamente com a auto-estima, atenção plena, excesso de confiança sobrenatural e orientação espiritual.

Como os autores previram, essas correlações foram mais fortes para os participantes que seguiram formas de treinamento “energético”. Esses participantes avaliaram melhor do que os alunos de atenção plena / meditação em todas as escalas relacionadas à superioridade, especialmente na escala de excesso de confiança sobrenatural.

Isso faz sentido, escrevem os autores, já que o treinamento energético se destina a desenvolver habilidades sobrenaturais. Isso provavelmente atrai alunos que já acreditam ter talentos nessa área.

Da mesma forma, o próprio treinamento pode aumentar ainda mais sua confiança. Isso ocorre porque nenhum padrão objetivo de desempenho pode demonstrar conclusivamente que eles não são de fato dotados de forma paranormal.

E as pessoas que não seguem o treinamento espiritual ?

O segundo estudo ampliou o grupo de entrevistados para incluir pessoas que não estão atualmente em treinamento espiritual. O objetivo era comparar seus resultados na escala de superioridade espiritual com os dos alunos de treinamento espiritual.

Para este estudo, os pesquisadores recrutaram 2.223 participantes por meio de uma popular revista de psicologia holandesa. Destes, 1960 eram mulheres. A idade variou de 15 a 82, com média de 41 anos.

Cerca de um terço nunca havia seguido nenhum treinamento espiritual; outro terço havia seguido o treinamento de atenção plena ou meditação. Cerca de 10% seguiram alguma forma de treinamento energético (incluindo cura / leitura da aura). Outros 10% seguiram outros tipos de treinamento espiritual.

O resultado deste segundo estudo também mostrou que a “superioridade espiritual” se correlaciona significativamente com todas as outras medidas. Além disso, também encontrou o mesmo padrão no Estudo 1. Ou seja, houve um aumento gradual na superioridade espiritual à medida que a pessoa passava do grupo de “sem treinamento espiritual” para o grupo de “treinamento da atenção plena” e para o grupo de “treinamento energético”. E, novamente, os resultados para o grupo “energético” foram muito maiores do que para os grupos de “atenção plena” e “sem treinamento”.

Correlações com narcisismo

O estudo 3 testou a hipótese de que a superioridade espiritual está relacionada ao narcisismo. Como explicam os pesquisadores, pesquisas anteriores usaram o termo “narcisismo espiritual”, mas nenhum desses estudos o mediu empiricamente.

Para este estudo, os autores não mediram o "narcisismo agente" (por exemplo, "Eu sou mais especial do que os outros e mereço privilégios especiais"), mas sim o " narcisismo comunitário ", que descreve pessoas que se consideram mais educadoras e empáticas do que outros. Declarações de exemplo que caracterizam esse traço incluem "Tenho uma influência muito positiva sobre os outros" e "Geralmente sou a pessoa mais compreensiva".

Este estudo recrutou 965 participantes por meio de vários canais. Isso incluiu uma página no Facebook sobre psicologia, escolas espirituais e participantes que não puderam participar dos dois estudos anteriores por falta de espaço. A amostra final incluiu cerca de 88% de mulheres, com idade entre 19 e 79 anos, com média de idade de 46 anos.

Os participantes responderam aos questionários de superioridade espiritual e orientação espiritual, bem como várias escalas existentes relacionadas à humildade e excesso de confiança, uma versão curta de 7 itens da escala de Narcisismo Comunal e uma escala de autoestima de três itens.

Os pesquisadores descobriram que a correlação entre superioridade espiritual e narcisismo era de 0,47. Isso é significativamente mais forte do que a correlação com a auto-estima. E mais uma vez, o mesmo padrão emergiu em termos do tipo de treinamento espiritual que os participantes seguiram. As correlações mais fracas foram entre os indivíduos sem treinamento espiritual e as mais altas para aqueles que praticavam o treinamento energético. O grupo de atenção plena / meditação estava no meio, embora fosse consideravelmente mais próximo do grupo “sem treinamento” do que do grupo “energético”.

Por que há uma ligação entre superioridade espiritual e narcisismo ?

Os autores argumentam que a falta de objetividade no domínio espiritual desempenha um papel aqui. “Assim como a religiosidade, a espiritualidade é um domínio que parece um investimento seguro e seguro para a auto-estima”, escrevem eles. “As realizações espirituais de uma pessoa permitem muito espaço para pensamentos positivos, portanto, facilmente se prestam ao controle do motivo de autoaperfeiçoamento.”

E porque os assuntos espirituais são geralmente "ilusórios para os padrões objetivos externos", isso os torna um "domínio adequado para crenças ilusórias sobre a superioridade de alguém."

Os resultados desses três estudos não implicam qualquer direção casual; os autores sugerem que a seta causal pode funcionar em ambas as direções. Por um lado, as pessoas podem usar a espiritualidade como um impulsionador da auto-estima: permite que se vejam como especiais e podem alcançar o progresso no domínio espiritual com relativa facilidade, uma vez que não há resultados objetivamente mensuráveis ​​(em contraste com, por exemplo , esportes, sucesso acadêmico ou acumulação de riqueza).

Por outro lado, o treinamento espiritual pode atrair pessoas que já se sentem superiores. E a “extensa exploração dos pensamentos e sentimentos pessoais” que o treinamento espiritual incentiva “pode ser particularmente atraente” para os narcisistas , escrevem os autores.

Em direção a um crescimento espiritual genuíno

As pessoas que aceitaram participar desta pesquisa podem não representar estudantes de espiritualidade em geral. “A questão é se uma pessoa verdadeiramente iluminada participaria de nossos estudos”, escrevem os autores. “Essa pessoa estaria interessada ou mesmo seria capaz de responder a todas essas perguntas sobre 'eu'?”

Em qualquer caso, os pesquisadores esperam que pesquisas futuras possam “revelar mais percepções sobre os efeitos do treinamento espiritual e, possivelmente, as condições e características de personalidade que facilitam o crescimento espiritual genuíno”.

Fonte: Psychnews Daily

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias