plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PET

Seu gato pode estar irritado com você na quarentena. Saiba como acalmá-lo!

A pandemia do coronavírus mudou bastante a rotina de muitas famílias. E se tem um animal que goste de rotina é o gato. Adultos trabalhando de casa, crianças sem ir para escola, menos passeios a se fazer.Com mais movimentação e barulho em seu habitat, algu

Imagem ilustrativa da notícia Seu gato pode estar irritado com você na quarentena. Saiba como acalmá-lo! camera Reprodução

A pandemia do coronavírus mudou bastante a rotina de muitas famílias. E se tem um animal que goste de rotina é o gato. Adultos trabalhando de casa, crianças sem ir para escola, menos passeios a se fazer.

Com mais movimentação e barulho em seu habitat, alguns felinos podem se sentir incomodados, segundo a veterinária Manuela Fischer, parceira da fabricante de alimentos Mars Petcare. As informações são do site Bonde.

Você pode contornar a situação brincando com seu gatinho. "Use caixas de papelão, canetas com ponta de laser, bolinhas de papel, garrafas pet, arranhador, brinquedos e comedouros interativos", diz Manuela.

De acordo com a especialista, alguns gatos ficam irritados com a presença mais constante do tutor em casa, “podendo até demonstrar agressividade”. “Animais que ficam muito tempo sozinhos enquanto os donos trabalham podem estranhar muito o movimento aumentado neste período da quarentena”, explica. Segundo ela, o melhor a se fazer é deixar o animal quieto e não ligar som alto ou televisão, se ele estiver acostumado com o silêncio.

Veja mais:

Você tem um gato? Saiba o que significa a cor de cada animal

Castração deixa o gato gordo? Veja dicas de como cuidar de felinos obesos

Crianças podem significar estresse para os gatos menos humorados. Elas não entendem que os felinos não gostam de manipulação excessiva. Manuela diz que se deve impor limites aos pequenos, explicando que o animal pode até machucar, sem querer.

“Outra medida importante é deixar o gato por um período em um cômodo da casa com o qual ele esteja acostumado, onde ele possa pegar sol, olhar a rua pela janela e relaxar”.

Veja mais dicas da veterinária.

“Procure mudar a rotina do gato o mínimo possível. Deixe comedouros e caixas de areia no mesmo lugar. Quanto mais mudanças, mais estranhamento causará ao animal”.

O uso de feromônios pode ter efeito tranquilizante nos gatos e, muito embora sua ação não seja garantida em 100% dos animais, pode-se tentar com todos eles.

A sensibilidade ao catnip é hereditária e, portanto, em alguns animais não tem efeito algum. Já para muitos outros tem ação estimulante, excitatória, o que não é desejado neste momento. Se o animal nunca usou a erva, melhor não introduzi-la no período da quarentena.

Com relação às essências, ainda são desconhecidos efeitos calmantes significativos da aromaterapia em pets. Como não há restrição para o uso, pode-se experimentar e observar os efeitos individuais de cada animal. Procure usar essências suaves, que não sejam muito concentradas.

Se o animal estiver fazendo sua higiene adequadamente, utilizando as caixas de areia como de rotina e consumindo pelo menos 75% da sua necessidade diária, não há motivo para preocupação nem ida ao veterinário.

Caso o comportamento esteja muito diferente e o consumo de alimento for inferior a 75% por vários dias, é aconselhável procurar um veterinário.

Incentivar o consumo de água é fundamental. Uma boa alternativa é fornecer alimentos úmidos, seja em forma de sachê ou de lata. Se forem acostumados com petiscos, podem ser usados para entretenimento e para acalmá-los, mas vale atenção para o felino não exceder o consumo de calorias”.

Veja a matéria original aqui!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias