plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EIS A QUESTÃO

Quem são mais inteligentes? Cães ou gatos?

Cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, tentaram sanar um dos principais motivos de divergência entre as pessoas que preferem cachorros e os adeptos de gatos: qual das duas espécies é a mais inteligente? E, bem, a resposta pode não ser tão simples

Imagem ilustrativa da notícia Quem são mais inteligentes? Cães ou gatos? camera Reprodução

Cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, tentaram sanar um dos principais motivos de divergência entre as pessoas que preferem cachorros e os adeptos de gatos: qual das duas espécies é a mais inteligente? E, bem, a resposta pode não ser tão simples quanto parece.

Segundo o estudo, até então, os felinos estavam em desvantagem nessa disputa de inteligência, porque era conhecido pelos cientistas que cães conseguem lembrar de eventos específicos não recentes, uma habilidade conhecida como memória episódica.

Essa habilidade também está presente entre os seres humanos quando tentam, por exemplo, conscientemente reconstituir fatos passados e memórias únicas e individuais.

Uma ilustração dessa habilidade seria a data do 11 de setembro de 2001, quando os aviões atingiram as Torres Gêmeas em Nova York. Pela memória episódica, você lembra que viu a notícia enquanto comia sopa de feijão ou que naquele mesmo dia você teve uma decepção amorosa.

Ou seja, o dia 11 de setembro de 2001 pode não significar nada para o seu cãozinho, mas ele é capaz de lembrar que naquele dia você deu um ossinho especial para ele ou que o levou passear em um parque diferente – sem relacionar os acontecimentos à data, obviamente.

No entanto, uma das novidades dessa pesquisa japonesa foi justamente estabelecer que a memória episódica não é uma exclusividade canina: ao realizar testes com 49 gatos domésticos para entender como o cérebro deles funciona, os cientistas comprovaram que os felinos também têm essa habilidade.

Em um dos testes, os animais conseguiram perceber, depois de um intervalo de 15 minutos, em quais das tigelas eles já haviam comido e em quais delas eles não haviam tocado.

Os pesquisadores ainda sugerem que os gatos são capazes de manter essas lembranças por muito mais tempo que o intervalo a que foram submetidos no experimento e que isso significa que os felinos têm sim algum tipo de consciência. Os mesmos cientistas japoneses já tinham realizado testes semelhantes com cachorros.

Outra “trégua científica” nessa disputa histórica foi a descoberta que os gatos respondem a expressões faciais, emoções e gestos humanos tão bem quanto cães. Em entrevista à BBC, a psicóloga Saho Takagi, da Universidade de Kyoto, afirmou que os resultados dessa pesquisa podem ter várias aplicações práticas “Gatos podem ser tão inteligentes quanto os cachorros e entender mais profundamente os felinos nos ajuda a estabelecer uma melhor relação com eles”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias