plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADE

Como os peixes-elétricos geram eletricidade?

O poraquê é uma espécie de peixe actinopterígio, gimnotiforme, que pode chegar a dois metros de comprimento e pesar cerca de vinte quilos. Mas como de fato esses peixes utilizam da energia elétrica para se defender ou encontrar uma presa?De acordo com o I

Imagem ilustrativa da notícia Como os peixes-elétricos geram eletricidade? camera O peixe pode gerar mais de 600 volts numa única descarga | Reprodução

O poraquê é uma espécie de peixe actinopterígio, gimnotiforme, que pode chegar a dois metros de comprimento e pesar cerca de vinte quilos. Mas como de fato esses peixes utilizam da energia elétrica para se defender ou encontrar uma presa?

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, esses animais têm um órgão especializado chamado justamente de órgão elétrico, composto de células que se diferenciaram a partir dos músculos durante sua evolução.

Assim como os músculos geram eletricidade ao se contraírem, pela entrada e saída de íons de suas células, cada eletrócito (célula do órgão elétrico) também se carrega e descarrega continuamente. Os eletrócitos são estimulados por um comando que vem do cérebro, eles produzem uma pequena descarga elétrica de aproximadamente 120 milésimos de volt (120 milivolts).

Ainda segundo o instituto, como o órgão elétrico é formado por milhares de eletrócitos que se descarregam ao mesmo tempo, um peixe como o brasileiro puraquê (Electrophorus electricus), com mais de 2 metros de comprimento, pode gerar mais de 600 volts numa única descarga. O puraquê é apenas uma entre mais de 120 espécies de peixes elétricos que existem na América do Sul.

Saiba mais!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias