Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
32°
cotação atual R$

Tuédoidé? / Curiosidades

CURIOSIDADE

Como os peixes-elétricos geram eletricidade?

domingo, 19/07/2020, 12:51 - Atualizado em 19/07/2020, 12:51 - Autor: Com informações super.abril.com


O peixe pode gerar mais de 600 volts numa única descarga
O peixe pode gerar mais de 600 volts numa única descarga | Reprodução

O poraquê é uma espécie de peixe actinopterígio, gimnotiforme, que pode chegar a dois metros de comprimento e pesar cerca de vinte quilos. Mas como de fato esses peixes utilizam da energia elétrica para se defender ou encontrar uma presa?

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, esses animais têm um órgão especializado chamado justamente de órgão elétrico, composto de células que se diferenciaram a partir dos músculos durante sua evolução.

Assim como os músculos geram eletricidade ao se contraírem, pela entrada e saída de íons de suas células, cada eletrócito (célula do órgão elétrico) também se carrega e descarrega continuamente. Os eletrócitos são estimulados por um comando que vem do cérebro, eles produzem uma pequena descarga elétrica de aproximadamente 120 milésimos de volt (120 milivolts).

Ainda segundo o instituto, como o órgão elétrico é formado por milhares de eletrócitos que se descarregam ao mesmo tempo, um peixe como o brasileiro puraquê (Electrophorus electricus), com mais de 2 metros de comprimento, pode gerar mais de 600 volts numa única descarga. O puraquê é apenas uma entre mais de 120 espécies de peixes elétricos que existem na América do Sul.

Saiba mais!

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS