plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
O SONHO ACABOU

Nem azuis nem verdes: você sabia que todos os olhos são castanhos?

Você sabia que não existem olhos azuis ou verdes? É, isto mesmo! Todos os olhos, na verdade, são castanhos. É o que afirmou o especialista Dr. Gary Heiting, ao especial Color Scope da CNN. As informações são da Revista Superinteressante. Segundo Heiting,

Imagem ilustrativa da notícia Nem azuis nem verdes: você sabia que todos os olhos são castanhos? camera Para os cientistas, as cores mais “claras” de olhos são fruto de mutações genéticas que levam a um depósito menor de melanina nessas áreas. | Reprodução

Você sabia que não existem olhos azuis ou verdes? É, isto mesmo! Todos os olhos, na verdade, são castanhos. É o que afirmou o especialista Dr. Gary Heiting, ao especial Color Scope da CNN. As informações são da Revista Superinteressante.

Segundo Heiting, nos olhos, os tons de azul, verde, amarelo e cinza não tem nada de pigmento – novamente, quem está em ação é apenas a melanina e seu tom amarronzado de sempre.

A melanina é um pigmento natural que determina a cores do nosso corpo, como o tom da pele, dos cabelo e dos olhos. Quanto maior a concentração de melanina, mais escura será a tonalidade nesses três quesitos. Só que a melanina é uma substância naturalmente marrom. Na pele e no cabelo, isso é fácil de visualizar: as cores naturais são todas derivadas desse tom, sendo mais claras ou mais escuras, mais rosadas ou mais amareladas.

Mas, e nos olhos, como parecem tão coloridos? O especialista diz que para explicar o fenômeno é preciso misturar biologia e física. De acordo com Heiting, como na pele e no cabelo, há concentrações diferentes de melanina nos olhos. O pigmento se acumula em pequenas unidades separadas, os melanocistos. A quantidade de melanina que se acumula nos olhos depende da predisposição genética de cada um.

Para os cientistas, as cores mais “claras” de olhos, por exemplo, são fruto de mutações genéticas que levam a um depósito menor de melanina nessas áreas.

Isso justifica muitos bebês parecerem nascer com olhos azuis e que vão escurecendo ao longo do tempo. Segundo o especialista, no início da vida, recém-nascidos podem não ter produzido ainda a quantidade total de melanina que terão.

O especialista explica, que quanto mais melanina, mais luz é absorvida na íris. Menos luz é, portanto, refletida, e temos um olho castanho escuro. Já em um olho azul, com pouca concentração de melanina, a luz é refletida em uma proporção bem maior, que faz com que a luz refletida seja emitida em comprimentos de onda mais curtos.

No “espectro de cores”, Heiting destaca que um comprimento curto de onda tende à cor azul. Enquanto que olhos verdes e cor de mel estariam no meio desse espectro, com uma quantidade mediana de melanina, e menos luz refletida/dispersa.

A dispersão da luz é um fenômeno que não está presente só nos nossos olhos, inclusive, é ele que faz com que o céu seja interpretado pelo cérebro como azul.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias