plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DESAFIO

A zebra é preta com listras brancas ou branca com listras pretas?

Essa questão pode entrar no seleto rol que abriga "vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?" e "quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?".Há uma extensa investigação científica sobre o porque da zebra, parente do cavalo, ser listra

Imagem ilustrativa da notícia A zebra é preta com listras brancas ou branca com listras pretas? camera Biologicamente há uma explicação para o assunto | Divulgação/Freepik

Essa questão pode entrar no seleto rol que abriga "vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?" e "quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?".

Há uma extensa investigação científica sobre o porque da zebra, parente do cavalo, ser listrado em branco e preto. Dentre as hipóteses mais cogitadas estão:

- Confundir predadores (aparentemente, leões teriam dificuldade em identificar e escolher um indivíduo para perseguir no meio de um bando, por exemplo);

- Regular a temperatura corporal (ter uma grande parte do corpo coberta de branco - mais eficiente em refletir a luz solar - e a capacidade de eriçar os pelos pretos facilitaria o resfriamento do corpo);

- Repelir insetos (pesquisas sugerem que a padronagem de listras atrapalha moscas na hora de pousar no bicho).

Voltando a questão, de acordo com a bióloga Amanda Alves de Moraes, do Zoológico de São Paulo, a discussão sobre a cor da zebra e de suas listras é antiga entre os especialistas.

"Antigamente, as zebras eram vistas como animais brancos com listras pretas. Uma das principais evidências para essa conclusão era a zebra-de-grevy, espécie que tem a barriga toda branca", explica.

Com o passar do tempo, porém, mais forte o lado escuro ficou, padawans: é que a pele da zebra, a camada que dá base para sua controversa pelagem, é, na verdade, preta, pretinha. Nas palavras do estudante de biologia João Pedro Salgado, autor do curiosíssimo perfil Biodiversidade Brasileira (@BiodiversidadeB) no Twitter, "uma zebra raspada ficaria completamente preta".

A bióloga completa explicando que "evidências embriológicas sugerem que as zebras são animais pretos, e que o padrão observado nas listras é determinado geneticamente" —por isso o padrão varia entre as espécies. Ah, e o que recobre esses equídeos africanos maravilhosos são tanto pelos retintos, carregados de melanina (pretos), como outros sem pigmentação (brancos).

Ou seja, tecnicamente, preto no branco mesmo. As zebras não são pretas com listras brancas, muito menos brancas com listras pretas, são apenas animais de pele preta com listras de pelos ora brancos, ora pretos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias