plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NEURA

Pesquisa mostra pessoas já se sentem doentes após ouvirem espirro e tosse

Você é daqueles que ficam preocupados só de ouvir alguém espirrando ou tossindo perto de você? Se sim, você não está só. O receio pode ter sentido, ainda mais durante a pandemia. No entanto, pode ser bem mais um ato psicológico, já que muitas vezes nem se

Imagem ilustrativa da notícia Pesquisa mostra pessoas já se sentem doentes após ouvirem espirro e tosse camera Os sons emitidos podem nos dar um falso diagnóstico. | Divulgação/Freepik

Você é daqueles que ficam preocupados só de ouvir alguém espirrando ou tossindo perto de você? Se sim, você não está só. O receio pode ter sentido, ainda mais durante a pandemia. No entanto, pode ser bem mais um ato psicológico, já que muitas vezes nem se sabe que doença a outra pessoa possui.

Um recente estudo da Universidade de Michigan (EUA) mostrou que apenas em 40% das vezes as pessoas tiveram condições de identificar com relativa precisão uma doença pelos sons alheios emitidos.

Muitas vezes uma simples coriza ou uma mera reação alérgica foi confundida com Covid-19. E quanto mais "repugnante" é o som emitido, mais tendemos a "cravar" que a pessoa esteja perigosamente doente, acrescentaram os pesquisadores americanos.

"Não encontramos prova de que as pessoas possam detectar com segurança ameaças de patógenos a partir de sons de tosse e espirro, mesmo tendo a certeza de que podem", disse Nicholas Michalak, líder do estudo, publicado na revista "Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences".

"Apesar dessa baixa precisão geral, os pesquisados relataram consistentemente certeza razoável nos seus julgamentos", acrescentou o cientista.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias