Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Tuédoidé? / Curiosidades

TEXTO VIRALIZOU NAS REDES SOCIAIS

Profecia de Nostradamus previu a pandemia do coronavírus? Veja se história é real

segunda-feira, 16/03/2020, 17:06 - Atualizado em 16/03/2020, 17:06 - Autor: Com informações do portal E-Farsas


Entre as milhares de postagens feitas nas redes sociais sobre a pandemia do novo coronavírus, uma “bombou” ao afirmar que o médico e alquimista francês Nostradamus previu, no século XVI, a disseminação do coronavírus em 2020. Mas será que essa informação é verídica? O site E-Farsas resolveu checar a história. 

De acordo com o portal especializado em desvendar fake news que circulam nas redes sociais, a publicação que fala da tal profecia atribuída a Michel de Nostredame começou a circular na segunda semana de março. A postagem ainda exibe um símbolo que teria sido desenhado por Nostradamus e que seria semelhante a estrutura do Covid-19. 


A obra mais famosa de Michel de Nostredame - que viveu entre 1503 e 1566 -  foi “As profecias”, uma publicação composta de versos agrupados em quadras e organizados em blocos de cem (as “Centúrias”).

Ao fazer uma busca nas Centúrias do médico francês, nem uma referência parecida com as informações divulgadas nas redes sociais foi encontrada, mostrando que a tal profecia não passa de uma notícia falsa. 

Em 2013, outra fake news envolvendo uma profecia de Nostradamus foi amplamente divulgada nas redes sociais: ela dizia que o francês havia previsto a renúncia do papa Bento XVI. A história, no entanto, se mostrou falsa também. 

Outro ponto da publicação viral seria o tal símbolo semelhante à estrutura do Covid-19: segundo o site 123RF, especializado em venda de imagens para publicidade, o desenho significa “o poço dos desejos”, um sinal oculto de bruxaria, um símbolo mágico de encantamento ou um emblema do clã wiccaniano. Ele não teria, assim, nada a ver com as profecias de Nostradamus. 


ORIGEM DA POSTAGEM

De acordo com o E-Farsas, tudo indica que essa fake news surgiu em uma publicação feita na página do Gato Gaturro, um personagem humorístico criado pelo cartunista espanhol Nik. Podemos ver que alguns erros foram deixados no texto, como a palavra “ansiões”.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS