plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CUIDADOS

Alerta! Coleiras com guizos podem deixar gatos surdos

Se você tem um gato em casa já deve ter percebido o quanto os felinos costumam movimentar as orelhas constantemente, até mesmo em locais silenciosos para os humanos. Isso tem uma explicação. Os gatos têm uma superaudição, que superam a audição dos humanos

Imagem ilustrativa da notícia Alerta! Coleiras com guizos podem deixar gatos surdos camera Reprodução/Instagram

Se você tem um gato em casa já deve ter percebido o quanto os felinos costumam movimentar as orelhas constantemente, até mesmo em locais silenciosos para os humanos. Isso tem uma explicação. Os gatos têm uma superaudição, que superam a audição dos humanos e dos cachorros.

Por essa razão, os tutores devem zelar pela saúde dos bichanos. Para quem não sabe, um acessório muito usado por quem tem gatos pode trazer sérios problemas para os peludinhos. Um exemplo disso são as coleiras com guizos.

“Apesar de alguns tutores acharem que as coleiras com guizos são bonitas ou utilizam para identificar aonde o gato está, o uso não é recomendado. O barulho constante produzido pelo guizo deixa o animal atordoado e nervoso. O gato é um predador silencioso e o barulho do guizo pode deixá-lo muito estressado”, alerta a médica veterinária Paloma Santana.

Se tem algo que os tutores devem sempre levar em consideração é o instito do animal. Se a ideia é apenas mimar o bichano com um acessório, uma boa opção é usar coleiras sem guizo.

A médica veterinária ainda ressalta que o ruído constante do guizo pode provocar diminuição de respostas aos estímulos sonoros, levando o animal a ficar surdo aos poucos. Ela também deixa claro a importância do cuidado com o ambiente de forma geral.

“Para manter a integridade auditiva dos felinos é necessário cuidar de saúde geral, pois algumas doenças infecciosas estão relacionadas com a perda de audição. Por isso é importante evitar muitos barulhos e sons altos pela casa. Caso o tutor perceba que o animal não está respondendo a estímulos sonoros, ele deve ser levado imediatamente ao veterinário”, finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias