Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Tuédoidé? / Curiosidades

CUIDADOS

Alerta! Coleiras com guizos podem deixar gatos surdos

segunda-feira, 23/12/2019, 09:45 - Atualizado em 23/12/2019, 09:44 - Autor: Com informações do Metrópoles


| Reprodução/Instagram

Se você tem um gato em casa já deve ter percebido o quanto os felinos costumam movimentar as orelhas constantemente, até mesmo em locais silenciosos para os humanos. Isso tem uma explicação. Os gatos têm uma superaudição, que superam a audição dos humanos e dos cachorros. 

Por essa razão, os tutores devem zelar pela saúde dos bichanos. Para quem não sabe, um acessório muito usado por quem tem gatos pode trazer sérios problemas para os peludinhos. Um exemplo disso são as coleiras com guizos. 

“Apesar de alguns tutores acharem que as coleiras com guizos são bonitas ou utilizam para identificar aonde o gato está, o uso não é recomendado. O barulho constante produzido pelo guizo deixa o animal atordoado e nervoso. O gato é um predador silencioso e o barulho do guizo pode deixá-lo muito estressado”, alerta a médica veterinária Paloma Santana. 

Se tem algo que os tutores devem sempre levar em consideração é o instito do animal. Se a ideia é apenas mimar o bichano com um acessório, uma boa opção é usar coleiras sem guizo. 

A médica veterinária ainda ressalta que o ruído constante do guizo pode provocar diminuição de respostas aos estímulos sonoros, levando o animal a ficar surdo aos poucos. Ela também deixa claro a importância do cuidado com o ambiente de forma geral. 

“Para manter a integridade auditiva dos felinos é necessário cuidar de saúde geral, pois algumas doenças infecciosas estão relacionadas com a perda de audição. Por isso é importante evitar muitos barulhos e sons altos pela casa. Caso o tutor perceba que o animal não está respondendo a estímulos sonoros, ele deve ser levado imediatamente ao veterinário”, finaliza.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS