plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
AQUECIMENTO GLOBAL

Gelo derrete e revela base secreta dos EUA

Uma antiga base militar secreta dos Estados Unidos está emergindo do gelo da Groelândia. O motivo são as mudanças climáticas que estão afetando a estrutura glacial da região. O pior é que tudo pode, um dia, cair no mar e causar danos ambientais graves.Seg

Imagem ilustrativa da notícia Gelo derrete e revela base secreta dos EUA camera Camp Century na década de 1960 quando a base foi abandonada | Exército americano

Uma antiga base militar secreta dos Estados Unidos está emergindo do gelo da Groelândia. O motivo são as mudanças climáticas que estão afetando a estrutura glacial da região. O pior é que tudo pode, um dia, cair no mar e causar danos ambientais graves.

Segundo a BBC, as informações são de um relatório publicado por cientistas dinamarqueses.

A base de Camp Century foi erguida nos anos 1950 no extremo norte da Groelândia. Oficialmente, seria uma estação de pesquisa. Porém, décadas mais tarde, foi revelado que o local era secreto e abastecido pelo primeiro reator nuclear móvel do mundo. O objetivo seria servir eventualmente como uma base de lançamento de mísseis nucleares contra a União Soviética em caso de guerra.

Imagem de radar que mostram o teto cônico da base enterrada
📷 Imagem de radar que mostram o teto cônico da base enterrada |(GEUS)

O material bélico, como os mísseis, ficava armazenado em uma rede de túneis e laboratórios. Porém, problemas com engenharia e com o governo da Dinamarca (que governava a Groelândia na época) fizeram com que os americanos fechassem a base em 1966, confiantes de que ela sumiria no gelo.

Porém, as atuais condições climáticas estão frustrando o plano, porque o gelo da Groelândia está derretendo, conforme mostrou o canal dinamarquês TV2.

ACIDENTE AMBIENTAL

O mais grave é que a base afundou com muitos poluentes. O medo é que a base lance lixo com resíduos químicos e nucleares no dia em que encontrar com o mar.

Radares mostraram que a base ainda está a 100 km da borda (calota polar) e que levará muitos e muitos anos para chegar a um ponto crítico, diz a glaciologista dinamarquesa Nanna Karlsson.

Mas, um dia, se continuar do jeito que está, providências deverão ser tomadas e isso é motivo de disputa entre os três países: os EUA, que instalou a base, a Dinamarca que permitiu, na época, e a Groelândia, que hoje possui uma autonomia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias