Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


31°
R$

Tuédoidé? / Curiosidades

FENÔMENO

Brasileiros poderão apreciar o eclipse lunar nesta terça-feira (16)

segunda-feira, 15/07/2019, 20:38 - Atualizado em 15/07/2019, 21:03 - Autor: Redação


O fenômeno só se repetira em cerca de dois anos
O fenômeno só se repetira em cerca de dois anos | Reprodução

Um eclipse lunar poderá ser visto em todo o Brasil, nesta terça-feira (16). O fenômeno pode ser observado no horizonte leste, logo no início da noite, por volta das 18h30.

A Lua já nascerá eclipsada, com uma parte dela coberta pela sombra da Terra. O eclipse será parcial, ou seja, não cobrirá a Lua por completo. Quem estiver mais próximo da costa brasileira será privilegiado em observar o fenômeno por um tempo mais longo.

O fenômeno em si começa às 15h44, no entanto, o satélite natural ainda não vai ter surgido no Brasil. Apenas pessoas nos continentes africano, Europa, Oceania e parte da Ásia irão poder deslumbrar o eclipse neste horário.

Logo mais às 17h30 (horário de Brasília) o espetáculo começa em território brasileiro e durará até próximo de 20 horas. O eclipse chegará em seu ápice às 18h30, onde boa parte da Lua vai estar escura e aparentará ser uma Lua crescente.

O horário em que a Lua surge no horizonte pode ter diferença de alguns minutos, dependendo da região. Apesar de não ser um eclipse total, o momento é raro, afinal, o próximo fenômeno lunar que poderá ser visto do Brasil só irá ocorrer em 2021.

(Com informações Revista Galileu)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS