plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BIZARRO

Peixe com dentes humanos intriga a internet

O pacu é um peixe da Amazônia que é parente das piranhas. Mas, ao contrário dos dentes pontudos de suas primas, sua dentição é mais regular, com extremidades quadradinhas - bem parecida com a sua, na verdade. Tanto que imagens de um pacu, pescado por um a

O pacu é um peixe da Amazônia que é parente das piranhas. Mas, ao contrário dos dentes pontudos de suas primas, sua dentição é mais regular, com extremidades quadradinhas - bem parecida com a sua, na verdade. Tanto que imagens de um pacu, pescado por um americano, estão ficando famosas na internet.

Por que ele tem os dentes dessa forma? A evolução fez com que eles ficassem assim, já que as fontes de alimento do peixe são plantas aquáticas, caramujos e nozes que caem das árvores - ao contrário das piranhas que precisam arrancar pedaços de carne de outros animais.

Uma das teorias para a evolução dos dentes em peixes afirma que os antepassados dos animais que vemos hoje tinham um exoesqueleto. Esse exoesqueleto foi sendo perdido em outras partes do corpo, mas modificado na região da cabeça. Os primeiros dentes seriam como escamas pontudas que, dependendo do uso que os peixes faziam dele, foram se modificando em cada espécie. No caso do pacu, ele desenvolveu dentes que, de forma perturbadora, se parecem com os nossos.

Curiosidade: fora do Brasil o pacu é conhecido como 'pacu comedor de testículos' - mas nem sempre se trata da mesma espécie. O engraçado é que os peixes, que são nativos do Brasil, já apareceram no hemisfério norte e até na França, possivelmente porque alguém os capturou e os soltou por lá.

(Com informações de Galileu)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias