Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
33°
cotação atual R$
Bizarro

Conheça Krampus, a versão maligna do Papai Noel

sábado, 23/12/2017, 09:55 - Atualizado em 23/12/2017, 10:35 - Autor:


Você sabia que Papai Noel tem uma versão "do mal"?  Pois ele existe e, assim como o bom velhinho, também é celebrado em alguns países da Europa e em cidades dos Estados Unidos.


Krampus é o oposto do Papai Noel. Enquanto a figura carismática do velhinho de cabelos e barbas brancas entrega presentes para as crianças no Natal, premiando-as pelo bom comportamento ao longo do ano, o espírito maligno chega para punir aquelas que não se comportaram.


Ele é descrito nas histórias como uma figura bestial, sendo metade cabra (tem chifres, por exemplo) e metade demônio.


Diz a lenda que ele batia nas crianças com um chicote e as colocava dentro de um cesto. Em alguns casos, chegava a engoli-las.



Desfile de KrampusNa Áustria, onde a lenda é muito conhecida, o anti-Papai Noel tem uma festa pagã.


Todo início de dezembro, pessoas se fantasiam como Krampus, colocam roupas que imitam pele de animais e chifres e tomam as ruas da cidade. Algumas levam correntes e sinos para fazer barulho - seria dessa maneira que o monstro avisava que estava chegando. Elas saem assustando crianças e adultos.


Essa noite do Krampus geralmente ocorre em 5 de dezembro, véspera do dia de São Nicolau, santo que é inspiração para a figura do Papai Noel.


Em outros lugares do mundo também há a tradição de celebrar o Krampus antes do Natal. Festas de rua acontecem na Baviera, na Alemanha, em vilarejos do norte da Itália e também em Washington e Chicago, nos Estados Unidos, entre outras.


Diz a lenda que depois dessa única aparição, Krampus voltaria a surgir apenas no Natal seguinte.


Um filme americano sobre essa figura diabólica foi lançado em 2015, Krampus: O Terror do Natal. Na história, Krampus aterroriza um garoto que começa a perder o gosto pela comemoração do Natal.


(Com informações da AFP)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS