plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
BIZARRO

Vídeo de pessoas nuas brincando em antiga câmara de gás provoca revolta

Um vídeo feito em 1999 e exibido na exposição "Polônia, Israel, Alemanha — A experiência de Auschwitz", no Museu de Arte Contemporânea da Cracóvia, em 2005, tem causado revolta entre os sobreviventes do Holocausto. A razão? O vídeo do artista Artur Żmije

Um vídeo feito em 1999 e exibido na exposição "Polônia, Israel, Alemanha — A experiência de Auschwitz", no Museu de Arte Contemporânea da Cracóvia, em 2005, tem causado revolta entre os sobreviventes do Holocausto. A razão?

O vídeo do artista Artur Żmijewski mostra pessoas nuas brincando de pega-pega dentro do campo de concentração de Stutthof, onde mais de 65 mil foram mortos.

Apesar de ser antigo, só agora foi descoberto (após uma visita da família real britânica à cidade na Polônia) que as filmagens ocorreram dentro do campo de concentração, gerando a polêmica.

Foto: Divulgação

Um advogado judeu fez a descoberta ao ver imagens do príncipe William e Kate Middleton visitando o local. David Schonberg, de Jerusalém, percebeu que o local tinha as mesmas manchas na parede (uma borda de um lado, um ralo no centro e portas em cada canto) que o campo de concentração.

Segundo a "BBC", especialistas do Yad Vashem, o museu do Holocausto em Jerusalém, confirmaram a descoberta, enfurecendo os sobreviventes do massacre, que pediram explicações ao presidente da Polônia, Andrzej Duda, sobre como o artista conseguiu filmar uma brincadeira dentro de uma câmara de gás de um campo de concentração nazista.

"É realmente ultrajante. Espero que o presidente da Polônia crie regras para garantir que coisas assim não aconteçam novamente", disse à "BBC" Efraim Zuroff, chefe do Centro Wiesenthal.

(Com informações da BBC Brasil e Catraca Livre)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias