Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$
Bizarro

Vídeo de pessoas nuas brincando em antiga câmara de gás provoca revolta

terça-feira, 05/12/2017, 09:26 - Atualizado em 05/12/2017, 10:43 - Autor:


Um vídeo feito em 1999 e exibido na exposição "Polônia, Israel, Alemanha — A experiência de Auschwitz", no Museu de Arte Contemporânea da Cracóvia, em 2005, tem causado revolta entre os sobreviventes do Holocausto. A razão?


O vídeo do artista Artur Żmijewski mostra pessoas nuas brincando de pega-pega dentro do campo de concentração de Stutthof, onde mais de 65 mil foram mortos.


Apesar de ser antigo, só agora foi descoberto (após uma visita da família real britânica à cidade na Polônia) que as filmagens ocorreram dentro do campo de concentração, gerando a polêmica.



Foto: Divulgação


 


Um advogado judeu fez a descoberta ao ver imagens do príncipe William e Kate Middleton visitando o local. David Schonberg, de Jerusalém, percebeu que o local tinha as mesmas manchas na parede (uma borda de um lado, um ralo no centro e portas em cada canto) que o campo de concentração.


Segundo a "BBC", especialistas do Yad Vashem, o museu do Holocausto em Jerusalém, confirmaram a descoberta, enfurecendo os sobreviventes do massacre, que pediram explicações ao presidente da Polônia, Andrzej Duda, sobre como o artista conseguiu filmar uma brincadeira dentro de uma câmara de gás de um campo de concentração nazista.


"É realmente ultrajante. Espero que o presidente da Polônia crie regras para garantir que coisas assim não aconteçam novamente", disse à "BBC" Efraim Zuroff, chefe do Centro Wiesenthal.


(Com informações da BBC Brasil e Catraca Livre)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS