Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
PLANETA VERMELHO

Nasa registra 'arco-íris' em Marte. Veja

O fenômeno chamou a atenção de internautas e rapidamente viralizou nas redes sociais

quinta-feira, 08/04/2021, 17:54 - Atualizado em 08/04/2021, 17:54 - Autor: Com informações R7


Após a repercussão da imagem, a Nasa se pronunciou
Após a repercussão da imagem, a Nasa se pronunciou | Divulgação/NASA

O rover Perseverance, da A National Aeronautics and Space Administration (Nasa), capturou a foto de um fenômeno que chamou a atenção de internautas e rapidamente viralizou nas redes sociais: um suposto "arco-íris" em Marte.

Vale lembrar que, para obter arco-íris na Terra, é preciso da luz do Sol e das gotas de chuva no céu. Se não há água em Marte, como o fenômeno poderia se manifestar no planeta vermelho? O público então levantou duas principais hipóteses para o questão.

Enquanto alguns acreditavam que o arco-íris poderia ser, na realidade, um "arco de poeira", outros defendiam que se tratava de um reflexo de lente da câmera do robô causado por raios de luz.

Após a repercussão da imagem, a Nasa se pronunciou. Em um e-mail ao portal Futurism, o especialista em relações com a mídia do Laboratório Jet Propulsion (JPL, na sigla em inglês), Andrew Good, confirmou que o "arco-íris" era, de fato, um artefato causado pelas lentes do Hazcam, o conjunto de câmeras do Perseverance.

"O que você está vendo é um refleto de lente. Temos guarda-sóis nos Hazcams dianteiros, que foram considerados de missão crítica (já que precisamos deles para seguir em frente, e no geral, estamos avançando)", escreveu. "Os guarda-sóis não eram considerados essenciais nas costas, então você ainda pode ver artefatos de luz dispersa em suas imagens."

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS