Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$
IMPRESSIONANTE

Nasa descobre planeta 50 vezes maior que a Terra

Segundo especialista, sua temperatura média de superfície estimada é de mais de 2.000 graus Kelvin

quarta-feira, 10/03/2021, 14:47 - Atualizado em 10/03/2021, 14:46 - Autor: Com informações sonoticiaboa


Imagem ilustrativa da notícia Nasa descobre planeta 50 vezes maior que a Terra
| Divulgação

Uma “super Terra” quente e rochosa, perto de uma das estrelas mais antigas da galáxia, pegou uma equipe de cientistas de surpresa. O planeta é cerca de 50 vezes maior do que a Terra, e requer menos de um dia para dar a volta na sua órbita.

“Para cada dia que você está na Terra, este planeta orbita sua estrela duas vezes”, disse Stephen Kane, astrofísico planetário da Universidade da Califórnia. De acordo com o especialista, parte da razão para a curta órbita é a proximidade do planeta de sua estrela, o que também cria calor.

Segundo Kane, sua temperatura média de superfície estimada é de mais de 2.000 graus Kelvin, algo em torno de 1700 graus celsius, muito quente para abrigar vida como a que conhecemos hoje, embora possa ter sido possível no passado.

Além disso, Kane disse que embora o planeta tenha aproximadamente três vezes a massa da Terra, a equipe calculou que sua densidade seja igual à do nosso planeta. A descoberta do planeta chamado TOI-561b e observações adicionais que a equipe fez sobre sua composição, foram aceitas para publicação no Astronomical Journal.

“TOI-561b é um dos planetas rochosos mais antigos já descobertos. Sua existência mostra que o universo vem formando planetas rochosos quase desde seu início, há 14 bilhões de anos", disse.

O TESS Object of Interest (TOI) 561 pertence a uma rara população de estrelas chamada de disco espesso galáctico e foi nomeado para a pesquisa “Transiting Exoplanet Survey Satellite da NASA”.

As estrelas nesta região são quimicamente distintas, com menos elementos pesados, como ferro ou magnésio, associados à construção de planetas.


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS