plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Asteroide gigante passará pela Terra em março

2001 FO32 é o maior asteroide conhecido a sobrevoar nosso planeta este ano

Imagem ilustrativa da notícia Asteroide gigante passará pela Terra em março camera Reprodução

Um asteroide gigante já tem data marcada para passar pela Terra a uma distância de 2 milhões de quilômetros. O fenômeno deve ocorrer no próximo dia 21 de março, às 13h03 do horário de Brasília. Mas, infelizmente, não será possível observar o asteroide a olho nu, no entanto, o evento poderá ser visto com o auxílio de telescópio de 8″ de diâmetro ou maior.

De acordo com os astrônomos, a maneira como reflete a luz, o 2001 FO32, como foi batizado, tem, provavelmente, entre 0,767 e 1,714 km de diâmetro, tornando-se maior do que 97% dos asteroides, mas pequeno em comparação com grandes asteroides.

Ainda segundo os especialistas, a rocha espacial viajará a uma velocidade de 123.887 km/h ou 34,4 km por segundo, em relação ao nosso planeta. Em comparação, a Terra viaja em torno do Sol a cerca de 30 km por segundo.

VEJA TAMBÉM!

Para os pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (POT, da sigla em inglês), mesmo que passe perto e seja "potencialmente perigoso" não há razão para se preocupar. Na verdade, a designação de "potencialmente perigoso" se refere a quando a órbita do objeto se cruza com a da Terra a uma distância de não mais de 7,5 milhões de quilômetros e um diâmetro maior que cerca de 140 metros, de acordo com o POT.

A National Aeronautics and Space Administration (NASA), informou a imprensa que nenhum asteroide conhecido representa um risco significativo para a Terra nos próximos 100 anos. A maior ameaça conhecida atualmente é o (410777) 2009 FD, que tem menos de 0,2% de chance de atingir a Terra em 2185.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias