plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

Estagiário da NASA descobre planeta com dois sóis

TOI 1338 foi encontrado a 1.300 anos-luz de distância da constelação. É o único planeta no sistema com duas estrelas

Imagem ilustrativa da notícia Estagiário da NASA descobre planeta com dois sóis camera Reprodução

Um estudante do ensino médio de Nova Iorque, que estava no 3º dia de estágio no Goddard Space Flight Center da National Aeronautics and Space Administration (NASA), em Maryland, descobriu um planeta nunca antes registrado pelos cientistas e com dois sóis.

O estágio foi em 2019, mas a descoberta do TOI 1338, como é chamado, foi apresentada na primeira essa semana no 235º encontro da American Astronomical Society em Honolulu.

Cukier estava no 3º dia de estágio no Goddard Space Flight Center da National Aeronautics and Space Administration (NASA)
📷 Cukier estava no 3º dia de estágio no Goddard Space Flight Center da National Aeronautics and Space Administration (NASA) |Reprodução/Arquivo pessoal

Um artigo, do qual Cukier é co-autor com cientistas de Goddard, da San Diego State University, da University of Chicago e de outras instituições, foi submetido a uma publicação científica. O trabalho era examinar as variações no brilho das estrelas capturadas pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA.

 Cukier é co-autor com cientistas de Goddard, da San Diego State University, da University of Chicago
📷 Cukier é co-autor com cientistas de Goddard, da San Diego State University, da University of Chicago |Reprodução/Arquivo pessoal

“Eu estava procurando nos dados tudo que os voluntários sinalizaram como um binário eclipsante, um sistema onde duas estrelas giram em torno uma da outra e, da nossa visão, eclipsam uma à outra a cada órbita. Cerca de três dias após o início do meu estágio, vi um sinal de um sistema chamado TOI 1338. A princípio pensei que era um eclipse estelar, mas o momento estava errado. Acabou que era um planeta.” disse Cukier.

VEJA TAMBÉM!

PLANETA

O planeta orbitando dois sóis, é o primeiro de seu tipo para a missão TESS. TOI 1338 foi encontrado a 1.300 anos-luz de distância, na constelação de Pictor. É o único planeta no sistema com duas estrelas. É cerca de 6,9 ​​vezes maior do que a Terra, ou entre os tamanhos de Netuno e Saturno.

ANÁLISE

Depois de identificar TOI 1338 b, a equipe de pesquisa usou um pacote de software chamado Eleanor , em homenagem a Eleanor Arroway, a personagem central do romance “Contato” de Carl Sagan, para confirmar que os trânsitos eram reais e não o resultado de artefatos instrumentais.

“Em todas as suas imagens, o TESS está monitorando milhões de estrelas. É por isso que nossa equipe criou Eleanor. É uma forma acessível de baixar, analisar e visualizar dados de trânsito. Nós o projetamos com planetas, mas outros membros da comunidade o usam para estudar estrelas, asteróides e até galáxias," disse a coautora Adina Feinstein da Universidade de Chicago.

VEJA O VÍDEO!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias