plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ARQUEOLOGIA

Pedra de 1.500 anos com a frase 'Cristo nasceu de Maria' é encontrada em Israel

A descoberta aponta para existência de templo cristão em cidade árabe

Imagem ilustrativa da notícia Pedra de 1.500 anos com a frase 'Cristo nasceu de Maria' é encontrada em Israel camera Divulgação//Tzachi Lang/Autoridade de Antiguidades de Israel

Uma pedra com a frase “Cristo nasceu de Maria” levou arqueólogos a confirmarem a existência de igrejas cristãs em assentamentos dos árabes há pelo menos 1.500 anos, em Israel. A descoberta foi anunciado nesta semana por pesquisadores do Instituto de Antiguidade do país, aponta evidências de templos antes do advento do Islã e ainda sugere que permaneceram em atividade no período muçulmano.

A relíquia foi encontrada no Vale de Jezreel, comunidade da cidade Tayibe, ao norte de Israel. A região que é marcada pela forte presença árabe, agora mostra que o seu passado viveu o cristianismo pelo menos até o século 5, algo que para os pesquisadores era passível de confirmação científica.

VEJA OUTRAS DESCOBERTAS!

“A importância da inscrição é que até agora não sabíamos com certeza se havia igrejas deste período nesta área”, disse o arqueólogo Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel, ao jornal The Times of Israel.

Segundo os arqueólogos, a pedra com o escrito em referência a Jesus foi encontrada em um lugar que seria a parede de uma igreja construída com estrutura da era bizantina. O templo religioso teria sido fundada pelo arcebispo regional de Beit She'an ao fim do século 5, conhecido pelo nome de “Teodósio”, sugere os textos encontrados pelos arqueólogos na pedra.

Local da descoberta aponta para existência de templo cristão em cidade árabe há 1.500 anos
📷 Local da descoberta aponta para existência de templo cristão em cidade árabe há 1.500 anos |Divulgação//Tzachi Lang/Autoridade de Antiguidades de Israel

Para Atrash, a nova inscrição em pedra “fechou o círculo, e agora sabemos que havia cristãos nesta área durante esta era”. Os pesquisadores acreditam que a igreja durou até o início do período muçulmano. Os estudos continuam para saber agora se cristãos ou judeus construíram o templo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias