plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

Navio do século XVII é encontrado intacto nas profundezas

Embarcação possuia tecnologia inovadora para a época e foi preservada graças às baixas temperaturas, luminosidade e salinidade do Mar Báltico

Imagem ilustrativa da notícia Navio do século XVII é encontrado intacto nas profundezas camera Navio holandês afundado no século 17 é encontrado quase intacto na Finlândia | (Foto: Badewanne)

Enquanto monitorava o Golfo da Finlândia, uma equipe de mergulhadores da Badewanne, uma organização sem fins lucrativos que documenta naufrágios da região, encontrou um navio afundado no século 17. Inicialmente, os pesquisadores acreditavam tratar-se de uma embarcação da Primeira ou da Segunda Guerra Mundial, comuns de serem encontradas no Mar Báltico, mas foram surpreendidos com um raro e praticamente intacto barco mercantil holandês de aproximadamente 400 anos.

De acordo com os pesquisadores, a embarcação foi projetado no estilo "Fluit", um tipo de navio de carga muito utilizado entre o final do século 16 e meados do século 18, que não tinha armas e possuía três mastros e um casco amplo. Esse tipo de barco tinha muitas características inovadoras para a época, como um sistema de roldanas e talhas para içar e controlar velas.

Navio holandês afundado no século 17 é encontrado quase intacto na Finlândia
📷 Navio holandês afundado no século 17 é encontrado quase intacto na Finlândia |(Foto: Badewanne)

Segundo os especialistas, com mais tecnologia, a tripulação necessária para conduzir as viagens era menor e, além disso, contrariando os costumes altamente hierárquicos da Marinha, todos os membros ocupavam um mesmo espaço nesse tipo de embarcação.

O navio foi encontrado a uma profundidade de 85 metros, com a maior parte de suas cordas espalhada ao redor. Suas redes de arrasto, geralmente usadas para pesca, estão ligeiramente danificadas e parecem ter danificado o convés ao serem arrastadas da proa até a popa, os destroços estão bem preservados, com porões cheios e tábuas laterais firmes, descrevem os mergulhadores em nota à imprensa.

VEJA TAMBÉM!

"É apenas em lugares raros em todo o mundo, incluindo o Mar Báltico, que destroços de madeira podem sobreviver por séculos sem serem destruídos por processos de decomposição química, bioquímica e biológica", escreveram os pesquisadores. "Devido à baixa salinidade, escuridão absoluta e temperaturas muito baixas durante todo o ano, esses processos são muito lentos no Báltico."

Navio holandês afundado no século 17 é encontrado quase intacto na Finlândia
📷 Navio holandês afundado no século 17 é encontrado quase intacto na Finlândia |(Foto: Badewanne)

Desde a Idade Média, a região do Mar Báltico se tornou parte importante da rota comercial europeia, principalmente para trocas de madeira, alcatrão e cânhamo entre a Escandinávia e países como Inglaterra e Holanda. "A descoberta de um navio Fluit holandês praticamente intacto e completo, a 'Rainha' do comércio Báltico de quase 400 anos atrás, é um bom exemplo da importância da região, e especialmente do Golfo da Finlândia", comemoram os mergulhadores.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias