Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$
ARQUEOLOGIA

Busto do 'Deus grego Hermes' é encontrado em esgoto na Grécia

A relíquia foi encontrada por trabalhadores que faziam trabalho de manutenção na rede de esgotos da cidade

terça-feira, 17/11/2020, 16:11 - Atualizado em 17/11/2020, 16:11 - Autor: Com informações UOL


Busto encontrado do Deus grego Hermes
Busto encontrado do Deus grego Hermes | Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Um busto milenar do Deus grego Hermes foi encontrado por trabalhadores que faziam um trabalho de manutenção na rede de esgotos no centro de Atenas, capital da Grécia. De acordo com o Ministério da Cultura da Grécia, a relíquia foi localizada a quase um metro e meio de profundidade, e é uma das muitas que serviram como marcadores de ruas na Atenas antiga.  

Para os arqueólogos, o busto data de cerca de 300 a.C. ou do final do século 4 a.C.. A cabeça retrata Hermes em “uma idade madura”, algo que contrasta com suas habituais representações de quando era jovem.  

VEJA TAMBÉM


As autoridades informaram que, o busto é provavelmente um fragmento de uma coluna hermética, que foi estabelecida em cruzamentos e ruas, servindo como sinalização rodoviária. Depois de ser usada como um marcador de rua, a cabeça, em algum ponto, foi embutida na parede de um duto de drenagem. 

O achado, que se encontra em bom estado de conservação, foi imediatamente transferido para um armazém do Eforato das Antiguidades, departamento que se dedica à proteção de artefatos. 

Segundo os especialistas, Hermes é o deus grego da riqueza, da sorte, da fertilidade, do sono, da magia, das viagens, das estradas, do comércio, da linguagem e dos ladrões. 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS