plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PRAGAS DO EGITO???

Misteriosa "catarata de sangue" na Antártida intriga cientistas, veja!

Cientistas concluíram que a cachoeira vermelha ficou intacta por milhões de anos sob mais de 400 metros de gelo.

Imagem ilustrativa da notícia Misteriosa "catarata de sangue" na Antártida intriga cientistas, veja! camera Reprodução

Por mais de um século, uma cachoeira com águas vermelhas intrigou os cientistas do mundo todo que tentaram explicar o fenômeno bizarro. Ela está localizada nos vales secos de McMurdo, nas proximidades da Geleira Taylor, fluindo para o Lago Bonney. Além do espetáculo visual, a cascata também apresentam outra característica muito intrigante: ela nunca congela, mesmo quando as temperaturas chegam a -60° C.

Misteriosa "catarata de sangue" na Antártida intriga cientistas, veja!
📷 |Reprodução

Após várias hipóteses terem sido descartadas, uma equipe de pesquisadores desvendou o mistério da "catarata sangrenta". Com o uso de radares, os especialistas conseguiram determinar que uma elevação do nível do mar ocorrida há 5 milhões de anos inundou o continente Antártico e gerou um lago subterrâneo de água salgada. Com o tempo, geleiras se formaram no espelho do lago, que foi então separado do restante da Antártida.

Misteriosa "catarata de sangue" na Antártida intriga cientistas, veja!
📷 |Reprodução

De acordo com os cientistas, a cachoeira vermelha ficou intacta por milhões de anos sob mais de 400 metros de gelo. À medida que a massa de gelo crescia na superfície, o lago salgado ficava cada vez mais salgado, a ponto de hoje ter três vezes mais sal que a água do mar, fator chave para mantê-lo em estado líquido, já que sua temperatura permanece inalterada. Além disso, por não entrarem em contato com a atmosfera ou a luz solar, essas águas não possuem oxigênio.

Misteriosa "catarata de sangue" na Antártida intriga cientistas, veja!
📷 |Reprodução

Por fim, os especialistas descobriram que o segredo do vermelho intenso das águas está no altíssimo teor de ferro, que, ao subir à superfície, entra em contato com o ar e depois se oxida. O espetáculo da cachoeira de sangue da Antártida é reservado a poucos privilegiados, já que o local só é acessível por helicóptero, ou por alguns cruzeiros que navegam pelo Mar de Ross.

Saiba mais sobre a catarata de sangue na Antártida!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias