Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$
SERÁ QUE VOA?

Cientistas descobrem "barata gigante" que existe no Brasil 

quinta-feira, 23/07/2020, 10:46 - Atualizado em 23/07/2020, 10:45 - Autor: Com informações O Povo Online


| Reprodução

Uma descoberta de uma barata gigante na quarta-feira (22) viralizou e está assustando muita gente. Mas, calma, nada é tão ruim quanto parece.

De acordo com a BBC Brasil, cientistas da Indonésia descobriram um crustáceo enorme que vive no fundo do mar e o batizaram de “barata gigante” por causa da semelhança com o inseto. Os especialistas encontraram uma espécie nova, mas que pertence a um gênero que pode ser encontrado em algumas regiões do Brasil, como por exemplo no Ceará.

A espécie encontrada na Indonésia é um crustáceo grande, com corpo achatado e duro, vindo da família dos “tatuzinhos-de-jardim”. Essa é a característica do gênero Bathynomus, que tem pelo menos sete espécies identificadas pelo mundo.⠀

No Ceará, as únicas espécies reportadas oficialmente na região foram a Myiarei e a Giganteus. Apesar do tamanho as espécies do gênero Bathynomus se alimentam de restos de peixes e lulas, que são chamados de  de matéria orgânica em decomposição.

Professor Luis Ernesto Arruda.
Professor Luis Ernesto Arruda. Reprodução
 

O termo "barata gigante", é apesar de ser o mais descritivo possível, é incorreto pelo fato dele não ser um inseto, mas sim um crustáceo.

O Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar-UFC), tem um exemplar da coleção da universidade. 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS