plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADE

Urutau: a ave com canto misterioso e com aparência de dar medo; veja o vídeo

O urutau, também conhecido popularmente como mãe-da-lua, é uma ave de hábitos noturnos, famosa por sua vocalização melancólica. O nome urutau origina-se do tupi e significa “ave fantasma”. Por suas características peculiares, esta ave está relacionada a a

Imagem ilustrativa da notícia Urutau: a ave com canto misterioso e com aparência de dar medo; veja o vídeo camera Reprodução

O urutau, também conhecido popularmente como mãe-da-lua, é uma ave de hábitos noturnos, famosa por sua vocalização melancólica. O nome urutau origina-se do tupi e significa “ave fantasma”. Por suas características peculiares, esta ave está relacionada a algumas lendas, dentre elas, associa-se seu canto à figura do Curupira.

Geograficamente, ocorre desde a Costa Rica, na América Central, e por quase toda a América do Sul, com exceção das zonas mais frias da região andino-patagônica.

No Brasil, existem cinco espécies, todas pertencentes à família Nyctibiidae e ao gênero Nyctibius, grupo que é restrito às regiões mais quentes do continente americano. São elas: Nyctibius griseus, Nyctibius grandis, Nyctibius aethereus, Nyctibius leucopterus e Nyctibius bracteatus. Todos os membros da família Nyctibiidae, possuem atividade noturna e camuflagem altamente especializada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tuédoidé?

Leia mais notícias de Tuédoidé?. Clique aqui!

Últimas Notícias