plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

8 Coisas bizarras que as pessoas faziam no passado para melhorar a aparência

Cada época tem suas tendências, e elas podem parecer bem estranhas, assim como as nossas tendências dos dias atuais poderão parecer estranhas futuramente. A aparência sempre foi importante para as pessoas, mas às vezes a moda ou as tradições cu

Cada época tem suas tendências, e elas podem parecer bem estranhas, assim como as nossas tendências dos dias atuais poderão parecer estranhas futuramente. A aparência sempre foi importante para as pessoas, mas às vezes a moda ou as tradições culturais parecem ter sido levadas longe demais. Veja abaixo alguns costumes meio bizarros que as pessoas tinham para preservar a beleza antigamente.

1 – Remover as costelas para deixar a cintura fina

Algumas mulheres têm sorte de ter a cintura fininha. Antigamente, as mulheres usavam espartilhos para afinar a cintura, e algumas optavam por soluções extremas, como remover algumas costelas.

2 – Colarinho mais rígido

No final do século XIX, os colares masculinos eram duros, e isso fazia parte das roupas de praticamente todos os cavalheiros. Pode parecer exagero, mas houve alguns relatos em que homens morreram por causa desse colarinho.

3 – Penteados esquisitos

Às vezes, olhamos para um penteado que era popular nos anos 70 ou 80 e achamos horroroso. Mas o fato é que era a moda daquela época, e nossos cortes de cabelo atuais poderão ser motivo de chacota daqui a algumas décadas também.

4 – Banho de lama com excremento de crocodilo

Muitas pessoas acreditam que a lama pode ser terapêutica e relaxante para a pele, articulações e músculos, mas os antigos gregos e romanos eram muito mais extremos. Eles acreditavam que os excrementos animais tinham algumas propriedades anti-envelhecimento e um dos tratamentos mais populares era tomar banho em uma mistura quente de lama e cocô de crocodilo.

5 – Pés de Lótus

Na China, a tradição dos pés de lótus começou no século 10, quando o Imperador Li Yu pediu à dançarina Yao Niang para amarrar os pés em forma de lua e dançar nas pontas dos pés. Ele ficou tão impressionado, que logo outros dançarinos começaram a fazer a mesma coisa para tentar chamar a atenção do Imperador.

Pouco tempo depois, esse costume de amarrar os pés de forma a modificá-los se tornou tão popular na China que, no século XIX, 40% a 50% de todas as mulheres tinham pés de lótus, enquanto que, para a classe alta, esse número estava próximo de 100%. Essa era uma característica tão importante, que garotas com pés “normais” tinham menos chances de se casar.

6 – Urina para clarear os dentes

É difícil acreditar, mas alguns dentistas acreditavam que a urina tinha um efeito mágico de branqueamento dos dentes, isso por que ela contém amônia, que é um conhecido agente de limpeza. Mas não tente fazer isso, as coisas mudaram!

7 – Beladona para ficar com belos olhos

No passado, essa planta altamente tóxica foi usada como colírio, pois as gotas deram à pupila um efeito dilatado que foi considerado muito atraente. Mais tarde, os cientistas descobriram que esse efeito era o resultado do bloqueio dos receptores nos músculos dos olhos e o uso frequente poderia levar à cegueira permanente.

8 –  Patches no rosto

Muito usados em roupas atualmente, os patches, eram usados antigamente para disfarçar  manchas e cicatrizes, e, no século XVIII, tornou-se um acessório de beleza obrigatório e um símbolo de riqueza. Era feito de tecido e podia ser encontrado em todas as formas possíveis, como pequenos corações, estrelas ou apenas figuras aleatórias.

Fonte: Bright Side

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias