plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CIÊNCIA

Covid-19: Estudantes de Química e Biologia da Uepa de Cametá produzem álcool 70º

O recente avanço do Novo Coronavírus no Brasil e, consequentemente, no Pará, trouxe recomendações sanitárias, cuidados com a saúde e estímulo ao consumo de produtos de higiene, que, até o início deste ano, não faziam parte das compras habituais do brasile

Imagem ilustrativa da notícia Covid-19: Estudantes de Química e Biologia da Uepa de Cametá produzem álcool 70º

O recente avanço do Novo Coronavírus no Brasil e, consequentemente, no Pará, trouxe recomendações sanitárias, cuidados com a saúde e estímulo ao consumo de produtos de higiene, que, até o início deste ano, não faziam parte das compras habituais do brasileiro, como álcool 70º líquido ou em gel.

Pandemia: medidas são cumpridas e outras ignoradas nas ruas de Belém

Pensando nisso, o coordenador do Laboratório de Química da Universidade do Estado do Pará (Uepa), professor João Carneiro, e alunos das graduações em Licenciatura em Ciências Naturais, com habilitação em Química e em Biologia do campus de Cametá, na região do Baixo Tocantins, estão produzindo o álcool 70º líquido para ser distribuído gratuitamente para as comunidades destes municípios. A ação é realizada em parceria com as secretarias de Saúde, vinculadas às prefeituras de Limoeiro do Ajuru e de Cametá.

“Estamos enfrentando sérias dificuldades de abastecimento, pois o produto sumiu do mercado e quando é encontrado está com preços abusivos. Portanto, com o aumento da demanda do uso do álcool 70° na região, a parceria com a Uepa poderá nos oferecer uma estratégia de resistência ao estender-se a comunidade de municípios da região do Baixo Tocantins, que tanto precisam e não tem acesso ao produto”, afirmou o secretário de Saúde de Limoeiro do Ajuru, José Raimundo Farias.

Covid-19: Estudantes de Química e Biologia da Uepa de Cametá produzem álcool 70º
📷 |

Os alunos Nathalia Viana, Cintia Cardoso, Tiago Gonçalves e Kaio Cruz participam da elaboração do produto que envolve, ainda, a ampliação acadêmica, por meio do exercício de práticas laboratoriais a partir de projetos de extensão, de monitoria ou voluntariado, assim como, também o desenvolvimento social, pois a produção será disponibilizada gratuitamente.

“Nas próximas semanas, iremos produzir tanto o álcool 70º líquido asséptico, quanto o álcool em gel para disponibilizarmos para a população carente desta região do Baixo Tocantins. Além das cidades alcançadas, temos a ideia de atingirmos outros municípios que necessitam do produto” - , professor João Carneiro, coordenador do Laboratório de Química da Uepa.

“Estamos ajudando o nosso município e assim desenvolvendo o que a universidade é: ensino, pesquisa e extensão e de fato esses três são essenciais para que a Uepa possa atuar em auxílio da sociedade. Portanto, é para nós uma imensa alegria ajudar, com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”, comentou Nathália Viana, aluna de Ciências Naturais com habilitação em Química.

O processo de produção do álcool 70º líquido na Uepa de Cametá tem funcionado a partir da disponibilização de álcool 96º pelas prefeituras parceiras do projeto, para que seja diluído até atingir a concentração necessária para o efeito bactericida necessário no combate e prevenção contra o vírus causador da Covid-19. O Laboratório de Química do campus de Cametá já produziu 130 litros de álcool 70º, que foram distribuídos de forma gratuita para as comunidades dos municípios de Limoeiro do Ajuru e Cametá.

“O abastecimento na nossa região tem ficado mais difícil a cada dia, sendo assim, mobilizar os discentes da Uepa em prol de sanar esse problema a partir da atuação do nosso Laboratório é a demonstração de que a ciência é nossa aliada no combate a essa pandemia e a Universidade pode salvar a vida das pessoas por meio de estratégias interessantes como esta da produção de álcool 70º a partir do álcool 96º”, disse a coordenadora do campus XVIII da Uepa, professora Natácia Silva.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias